Upanema foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a receber, na semana passada, uma equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) formada pelos geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Bruno Elldorf e Angélica Sampaio.
Durante a visita a Upanema, os geólogos tiveram o apoio da Prefeitura de Upanema através da coordenadora de Meio Ambiente, Lusinácia Figueiredo, e do presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Raimundo Teixeira.
Os geólogos visitaram e catalogaram todas as ruas que ficam no entorno do Rio Upanema e também da Barragem de Umarí, que são os locais com registro de cheias e mais propensos a desastres naturais.
Bruno Elldorf informou que a vistoria é o início de um trabalho que começa a ser desenvolvido em Upanema para prevenir desastres naturais. “Com todo o estudo que estamos fazendo, será possível prever os desastres naturais, como enchentes, por exemplo, e informar com antecedência à Prefeitura de Upanema para que todas as medidas necessárias sejam adotadas”, explicou.
Raimundo Teixeira destacou que o trabalho dos geólogos é de suma importância para a prefeitura e para o povo de Upanema. “A prefeitura vai passar a ter uma ferramenta de prevenção que vai ser fundamental no auxílio a possíveis vítimas de enchentes e outros possíveis desastres naturais”, avaliou.
No Rio Grande do Norte, Upanema foi à primeira cidade a contar com a vistoria da equipe do CPRM, que ainda passará por Jucurutu, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Carnaubais, Macau e Porto do Mangue, de um total de 821 municípios em todo o Brasil.