Uma obra de grande importância foi retomada pela Prefeitura de Upanema. Encontrada abandonada, a creche do Proinfância agora vai se tornar realidade. Os serviços foram retomados e a creche será entregue à população nos próximos meses.
A obra da creche do Proinfância foi cercada de irregularidade. Fiscalização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apontou que 80% dos recursos foram liberados, mas apenas 30% dos serviços foram executados, de acordo com a metragem realizada.
Para retomar a obra, o prefeito Luiz Jairo rescindiu o contrato anterior e realizou nova licitação para contratação de outra empresa, além disso, assegurou, com recursos do Município, a diferença entre o que foi executado e o que repassado até o final de 2012.
Na última quarta-feira, 23, Luiz Jairo acompanhou a obra e cobrou agilidade na execução dos serviços para que a creche seja entregue o mais rápido possível à população, embora o prazo para entrega dependa de procedimentos a serem adotados pelo FNDE.
As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. A creche vai atender a 120 crianças em tempo integral. “Essa obra é mais uma de várias que encontramos paralisadas e botamos para funcionar. Concentramos esforços nela por se tratar de uma obra importante que vai beneficiar muitas crianças e também as mães, que poderão trabalhar, se necessário, enquanto o filho estiver durante o dia todo em um ambiente preparado para ele”, ressaltou o prefeito.