SEBRAE MOSSORÓ PRETENDE FORMALIZAR 800 MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

A partir do dia 31 de março inicia em todo o Rio Grande do Norte a VI Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em Mossoró, na Praça da Independência (conhecida como Praça do Mercado Central) e na sede do Sebrae, ao longo dos cinco dias de programação pretende atender a um público de 800 microempreendedores da cidade e de mais seis municípios atendidos pelo Escritório Regional do Oeste Sebrae.

De 31 de março a 4 de abril, a instituição pretende esclarecer microempreendedores sobre as vantagens e processo de formalização de seus negócios frente aos programas de cadastro lançados pelo Governo Federal, como o Super Simples, elevando-os à categoria de Empreendedores Individuais. No Rio Grande do Norte, estimam-se que serão 6 mil atendimentos do tipo.

“É importante que as pessoas venham participar das palestras e minicursos, tirem dúvidas com nossos consultores e tenham todo o conhecimento necessário para tirar seus negócios da informalidade e assim poder aproveitar todos os benefícios da formalização”, disse a analista do Sebrae/RN, Marcione Fernandes de Almeida.

A analista conta que serão 20 pessoas trabalhando para que a Semana do Micro empreendedor, que contará com programação das 9h às 17h, em Mossoró, onde serão ministradas 16 palestras, com temáticas ligadas ao planejamento empresarial, sustentabilidade e licenças especiais, além de oito oficinas (SEI Planejar, SEI Controlar, SEI Comprar e SEI Vender) e atendimento direcionado à formalização de autônomos.

Sebrae fala das vantagens do programa Super Simples

O sistema simplificado de arrecadação de impostos para micro e pequenas empresas, o Super Simples, é um programa lançado pelo Governo Federal em 2007 que unifica os impostos federais, estaduais e municipais (ISS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IPI, ICMS e ISS), fazendo com que o empresário, em vez de preencher diferentes guias com valores e taxas distintos, faça apenas um pagamento para ficar em dia com a Receita Federal.

No RN, podem aderir ao programa aqueles que desenvolvem atividades no comércio e indústria que tenham receita bruta de até R$ 1,2 milhão por ano.
“O Super Simples é muito importante porque facilita a formalização dos negócios e reduz a carga tributária paga pelos empreendedores, dando a oportunidade de formalização a cada vez mais empresários que terão o acesso a benefícios como seguro-desemprego, aposentadoria e licença-maternidade”, disse Marcione Fernandes.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Deixe um comentário