O SINTE (Sindicato dos trabalhadores em educação pública do RN) usando os professores, empurrou uma greve de goela abaixo no intuito de desqualificar ainda mais a governadora do estado. Todos nós sabemos que greve é legitimo e constitucional, mas sabemos também que é o último recurso a ser usado. O SINTE anunciou a greve desde dezembro do ano passado. Algo premeditado e grosseiro.
Não votei na governadora, nem tenho procuração para defendê-la, mas não posso concordar com atitude mesquinha do Sindicato que tenta usar os professores como massa de manobra para usufruir benesses políticas num ano de campanha eleitoral.
Uma das principais alegações do Sindicato é a promoção de pelo menos uma letra no contra-cheque dos professores. Pois bem, a Secretária Betânea Ramalho já deixou bem claro que no mês de março irá elevar uma letra de cada professor, sendo retroativa a janeiro. Além disso, a governadora prometeu que neste mês de janeiro vai pagar o valor do Piso Salarial dos Professores com o aumento de 8,32% indicado pelo MEC, como também o terço de férias.
Se o SINTE não estivesse usando de politiquice, aguardaria a confirmação da promessa da governadora e se não fosse confirmada, aí então é que se falaria em greve. Mas o Sindicato trabalha com visão nas eleições e não usando a política sindical.
Não podemos esquecer que, “nunca na história desse” estado um governo deu tantos reajustes salariais quanto o governo atual. Isso é público e notório.
Não contem comigo para essa greve.
Fonte: Blog do Professor Josiel Gondim