LUIZ JAIRO VISITA FACÇÕES DO PRÓ-SERTÃO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

O prefeito Luiz Jairo visitou nesta sexta-feira, 10, facções do Pró-Sertão no município de São José do Seridó, região Seridó do Rio Grande do Norte. O objetivo foi conhecer empreendimentos de sucesso que trabalham com o fornecimento de produtos à indústria têxtil.

Acompanhado pela Controladora-Geral do Município, Cinthia Lianne, gerente do escritório do SEBRAE no Oeste, João Vidal, coordenador municipal de Habitação, Inavan Santos, e os empresários José Mendes Filho, Horácio Júnior e Cláudio Marques, o prefeito visitou três facções: Águia, Arca Fabril e a Sete Montes, que atuam na produção de peças de roupas para grandes empresas, como Riachuelo e Hering.

Luiz Jairo e sua comitiva foram recepcionados pelo gerente do Sebrae no Seridó, Pedro Alexandre, e os empresários Ricardo Benedito e Anny Fabíola Nunes, casal responsável por 6 das 16 facções existentes na cidade.

Entre as facções de São José do Seridó, destaca-se a instalada na zona rural, precisamente no assentamento Caatinga Grande. Fortemente afetada pela seca, a localidade foi escolhida para receber um dos empreendimentos do casal de empresários. O agradecimento da comunidade foi feito através do trabalho. “Essa é a nossa facção com maior produtividade e também com melhor qualidade de produção”, relatou Anny Fabíola Nunes, acrescentando que os 30 trabalhadores da facção produzem, em média, 600 peças por dia, enquanto que nas demais facções a média é de 500 unidades.

João Vidal observou que para as facções se tornarem realidade é preciso investidores, a parceria com o Governo do Estado, através do Pró-Sertão, e o apoio do Município. “A adesão ao Pró-Sertão estabelece uma parceria com grandes empresas que fornecem a matéria prima e determinam os padrões de qualidade exigido das peças”, explicou.
João Vidal acrescentou que o programa já está introduzido no Seridó e que o objetivo agora é leva-lo à região Oeste, onde está inserido Upanema. “Até o mês de fevereiro teremos uma reunião, em Caraúbas, com a direção do Grupo Guararapes para que os interessados se manifestem e no prazo posterior de seis meses sejam iniciadas as atividades das facções no Oeste”, informou.

Interessados em investir em Upanema já existem. O empresário cearense Cláudio Marques é um deles. Ele diz que inicialmente pretende instalar uma facção com 30 empregados com carteira de trabalho assinada e totalmente capacitados. A expectativa é que Upanema receba pelo menos 10 facções, gerando 300 empregos diretos e muitos outros indiretos.

Após as visitas, Luiz Jairo disse que estava encantando com o que viu em São José do Seridó e se mostrou otimista para implantar projetos semelhantes em Upanema. “Já aderimos ao Pró-Sertão desde o ano passado. Também já estamos buscando investidores, que, inclusive, já nos acompanharam nessas visitas, e vamos continuar nos mobilizando para que Upanema faça parte deste programa, que vai representar muito para nossa cidade, através do desenvolvimento que as facções vão representar e, principalmente, pela geração de emprego e renda para a população”, ressaltou o prefeito.

O Pró-Sertão tem a meta de gerar 20 mil empregos diretos no interior do Estado, estimular a instalação de 360 pequenas unidades para produzir confecções e chegar à produção de 150 mil peças por dia. Esses resultados devem ser alcançados até o final de 2018. Trata-se de um programa que pretende levar a industrialização ao interior do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário