Fernanda Kallyne não é mais a secretária de Saúde de Upanema. Motivo foi à convocação dela pelo prefeito em exercício de Mossoró, Francisco José Júnior, para a pasta de Desenvolvimento Social e Juventude. Fernanda explicou que como é servidora de carreira da Prefeitura de Mossoró não teve como não atender ao chamamento.
Nesta quinta-feira, 19, Fernanda se reuniu com o prefeito Luiz Jairo para informar da sua convocação e fazer o seu pedido de exoneração. Ela agradeceu pela confiança do prefeito e afirmou que se pudesse escolher permaneceria secretária de Upanema. Fernanda também fez uma avaliação dos seis meses em que esteve à frente da pasta da Saúde. “Minha avaliação é que nós conseguimos avançar bastante. Conseguimos colocar pra funcionar alguns serviços e especialidades que anteriormente não estavam implantados e que não estavam sendo oferecidos. Nós conseguimos aumentar o número de atendimentos, procedimentos médicos e odontológicos; melhorar os indicadores de Upanema no que se refere às campanhas de vacinas, que há muito tempo o município não conseguia atingir as metas; também organizamos a secretaria no que se refere a documentação, planos e projetos. Recentemente nós elaboramos e encaminhamos para o Ministério da Saúde um projeto para a saúde do homem, onde iremos captar 40 mil reais. Foram mais de 5 meses muito intensos, onde aprendi muito com o povo desta cidade e quero dizer que realmente se fosse por opção eu não estaria deixando o município. A gestão não se faz apenas dentro de uma sala, pra se fazer gestão você precisa de articulação e estar produzindo. Com muita tranquilidade, eu digo que o município de Upanema tem planejamento sim e os planejamentos estão ai, aprovados pelo conselho municipal de saúde. Em nossa gestão, em pouco mais de 5 meses, elaboramos o Plano Plurianual – PPA, Programação Anual de Saúde, a PPI, onde nós pactuamos todos os exames com os outros municípios; nós elaboramos o Plano de Capacitação para os Servidores da Saúde; projetos para a captação de recursos; entre outras ações. Nós conseguimos melhorar muito, até a estrutura física da secretaria nós conseguimos melhorar, não só para os servidores, mas também para os usuários”, destacou.
Luiz Jairo lamentou a saída de Fernanda. “Lamentamos a perda de uma profissional importante que tínhamos em nossos quadros, mas ao mesmo tempo ficamos felizes com essa convocação, pois mostra a sua capacidade e que acertamos na sua escolha. Ao assumir, Fernanda teve o cuidado de organizar e consegui mudar vários indicadores, atualizar os sistemas de saúde, os quais estavam ocasionando a perda de recursos. Sua saída nos deixa triste, mas ela deixou um bom trabalho feito e que com certeza será continuado pelo próximo gestor”, declarou o prefeito, acrescentando que ainda não definiu um nome para substituir Fernanda.