A Prefeitura de Upanema vai beneficiar 40 famílias com a casa própria através do Programa Minha Casa Minha Vida. Os contratos entre as famílias de baixa renda beneficiadas e a Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), agente financeiro, já foram assinados na Secretaria de Urbanismo e Ação Social (SUAS) e as obras devem ser iniciadas em breve.
As unidades residências seguirão as especificações mínimas adotadas pelo Ministério das Cidades e terão um projeto diferenciado com 3 quartos,sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta. Toda a unidade será adaptada e conterá cerâmica no piso e nas áreas de cozinha, banheiro e área de serviço (paredes a 1,50m), segundo informa a CHB.
O prefeito Luiz Jairo informou que encontrou o processo para construção das casas praticamente abandonado, com várias pendências, inclusive com a ausência de uma lei que autorizasse a doação de um terreno para a construção dos imóveis. “Pedi prioridade à secretária Rivanda Bezerra (titular da SUAS) para resolver essas pendências realidade e hoje estamos próximos de tornar realidade o sonho de 40 famílias de ter a casa própria”, ressaltou.
A família da dona de casa Alcilene Rosa está na lista de beneficiadas. Alcilene se emocionou ao falar do sonho que está prestar a ser realizado. “Há anos que eu luto e sonho com a minha casa própria e, agora, já posso imaginar o meu sonho sendo realizado. Toda a minha família está muito feliz”, relatou.
A construção das casas é uma ação conjunta das três esferas do poder público. A União entra com a subvenção econômica no valor de R$ 25.000,00 por unidade, o Governo apresentou a proposta contemplada com 40 unidades habitacionais e denomina-se como Proponente e a Prefeitura de Upanema é responsável pelo terreno, pela desoneração fiscal e pela infraestrutura básica (água e energia) em todas as unidades.
As obras serão acompanhas por uma comissão de fiscalização formada da obra, que ficou formada Givanilson Gonçalves, representando o poder público, além de Leopoldina Cristina e Rosangela Santana, representando as famílias beneficiadas.
Fonte: Blog da Prefeitura