Rádio Difusora faz campanha em prol de duas crianças portadoras de doença rara
Jornalista Emerson Linhares, diretor da Rádio Difusora de Mossoró iniciou campanha
Por: Elizângela Moura – Correio da Tarde
Alguém já ouviu dados a respeito da Epidermólise Bolhosa Hereditária? Trata-se de um grupo raro de doenças cutâneas hereditárias, que é caracterizada por pele frágil na qual lesões e áreas em relevo, que geralmente contêm fluido (vesículas), desenvolvem após trauma mínimo. Em algumas formas de Epidermólise Bolhosa -EB, as membranas mucosas estão envolvidas.
A cicatrização está prejudicada em algumas formas, causando múltiplas cicatrizes ou dano ao tecido subjacente (contraturas). Lesões podem estar presentes ao nascimento ou desenvolverem na infância inicial ou tardia, dependendo da forma da epderme.
Complicado, não? Realmente estarrecedor. Pois em Mossoró, os irmãos Pedro Henrique Martins da Costa , 04 anos, e Vitória Aparecida Martins , 08 anos, sofrem desse grave problema.
Os dois residem com a mãe, a senhora Iva Ivete Martins, em uma residência na Rua Ivaldete Bazílio da Silva, no conjunto Sonho Meu, próximo ao Dom Jaime Câmara, no grande Alto de São Manoel.
De acordo com informações do diretor de jornalismo da rádio Difusora de Mossoró, Emerson Linhares, a rádio iniciou a campanha as 11h, no programa Cidade Aflita, que tem como apresentador o radialista José Antônio, com a intenção de angariar recursos para que as crianças possam ter uma sobrevivência mais digna, com menos sofrimento. ” Estava no facebook e uma pessoa compartilhou uma foto de uma outra seguidora , por nome de Luciana Leocádio, que tinha a foto das crianças. Fiquei muito sensibilizado com a situação,e fiz um comentário na foto , colocando a rádio à disposição para a campanha , que iniciamos hoje”, destacou Emerson.
Quem quiser participar da campanha, poderá entrar em contato com a emissora. A ajuda pode ser de qualquer maneira, ou seja, dinheiro, alimentos, roupas, brinquedos, enfim, tudo que possa amenizar a dor, o sofrimento dessas duas crianças. “Nunca tinha visto esse tipo de doença e quando vi fiquei muito triste com aquela situação. Vamos nos aprofundarmos para sabermos o que elas precisam diariamente em termos de material de higiene, remédios, para que as pessoas possam ajudar. Mossoró tem muitas pessoas sensíveis, solidárias, e sei que essa campanha vai ser muito positiva. Estamos fazendo nossa parte, e contamos com a ajuda das pessoas para que tudo possa dar certo”, reforçou o diretor.
A mãe das crianças, dona Iva Martins, dedica todo o seu tempo a cuidar dos filhos que necessitam de atenção e tratamento especiais. São vários tipos de remédios que eles têm que tomar diariamente e a alimentação têm que ser diferenciada. Mesmo com a gravidade da doença,apenas uma das crianças é aposentada, e com o pouco dinheiro que recebe da aposentadoria, dona Iva encontra dificuldades para arcar com as despesas, como alimentação, agua, luz.
Desta feita, é objetivo da Difusora,lutar para que a outra criança seja aposentada e tentará apoio do Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves,que estará hoje em Mossoró, por ocasião da inauguração de mais uma sede do INSS na cidade.
Informações de como ajudar, através do fone:33163181
Extraído do blog de Carlos Skarlack