Um estudante de 16 anos que fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Santo André, no ABC, disse ter sido tirado da sala de aula por ter tuitado, antes do início da avaliação, a seguinte mensagem: “To dentro da sala já, enem wasting my time”. Em nota divulgada nesta tarde, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que um caso foi registrado no município, mas não divulgou o nome do aluno.
Ainda muito abalado e chorando, o estudante, que pediu para não ter o seu nome divulgado, disse ter postado a mensagem logo que entrou em sala de aula. Logo depois, o aparelho celular foi colocado em um envelope e lacrado.“Eu não pensei que isso pudesse me trazer algum problema. Eu não li no manual do aluno que antes da prova eu deveria ter guardado o meu celular. Nunca pensei que poderia ser eliminado por uma idiotice dessas”, afirmou ao G1, por telefone.
O adolescente, que quer fazer faculdade de jornalismo, afirmou que não tentou esconder o aparelho e que, ao enviar a mensagem, estava com o celular sobre a mesa. Ninguém o teria repreendido. “Eu sei que eu errei, porque era uma regra, mas ninguém me cobrou nada. Por isso, eu pensei que não teria problema.” No momento em que escreveu a mensagem, ele não tinha visto a prova.De acordo com a mãe do estudante, antes do início do exame, ela mesma tentou falar com o adolescente e não conseguiu. “Eu liguei para ele 12h55 e não consegui falar com ele. O celular já estava desligado. Ele foi ingênuo, mas não tinha que tuitar”, disse a mãe.
Depois de ter começado a avaliação, o adolescente foi chamado para fora da sala. “Um homem me disse que foi detectada uma fraude na minha prova e, por isso, estava eliminado. Se quisesse fraudar, eu não seria ingênuo de publicar na minha rede social”, disse.
O estudante, do 3º ano do ensino médio, afirmou que faria o exame apenas como um teste, pois a faculdade que pretende seguir não aceita o Enem. Ainda assim, ele está triste. “Eu saí da sala completamente atordoado. Peguei até o ônibus errado para voltar para casa. Foi uma vergonha muito grande. O pior de tudo foi ver as pessoas achando que eu tinha fraudado. Não tem como esquecer.