Há dois anos, um projeto criado pelos coordenadores pedagógicos do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 470 Celso Martins Cordeiro, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense (RJ), mudou a rotina dos alunos. A rádio “Estação Jovem”, com programação especial elaborada pelos próprios estudantes, faz o maior sucesso desde então. Com o objetivo de se aproximar ainda mais do dia a dia dos jovens, a professora de Artes Elizabete Barreto coordena a turma 2001, do segundo ano do ensino médio, que é responsável pela programação, produzida sempre durante as suas aulas.
“O mais interessante é que os alunos também trazem muitas novidades de casa. Isso significa que eles gostam e se interessam pelo que estão fazendo”, afirma a diretora Cíntia Teles, revelando que cerca de 30 alunos trabalham com muita boa vontade na produção dos programas e, inclusive, estudantes de outras turmas também gostam de sugerir ideias. A cada ano, uma nova turma se torna responsável pela rádio.
A programação inclui apresentações, músicas de todos os estilos, desde a bossa nova até músicas sertanejas e ritmos atuais como o rap e o funk. Outro destaque é a Rádio Novela com episódios produzidos pelos estudantes. Assim, professores e coordenadores pedagógicos interagem com os alunos de uma forma além da convencional.
“Inicialmente, sugeri que deixassem uma música instrumental baixinha durante todo o tempo porque acredito que isso ajuda a acalmar e a relaxar, mas não deu muito certo. Os programas são transmitidos por caixas de som instaladas em todos os cantos da escola durante os intervalos”, conta a diretora.
Com 17 anos de existência, o Ciep 470 conta atualmente com cerca de 370 alunos, do 3º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O prédio abriga, desde 2003, o polo do consórcio CEDERJ, que engloba universidades públicas com cursos de matemática, pedagogia e ciências biológicas, totalizando 650 alunos. Além disso, há o pré-vestibular social com 150 estudantes.
Projetos estimulam interação aluno-professor
Outros projetos também fazem parte da trajetória do Ciep, sempre com a intenção de proporcionar maior interação dos alunos com os professores. Além da rádio-escola, há projetos de dança, teatro, música e até um jornal, elaborado pelos estudantes. Para a diretora, tudo isso contribui para um aprendizado mais prazeroso.
“A rádio faz o maior sucesso. Hoje mesmo recebi vários recadinhos para a seção ‘Correio do Amor’. Outro fator importante é que conseguimos, através da rádio, fazer com que os alunos escutem o hino nacional, uma vez que tínhamos dificuldades de reunir todos para este momento”, garante Cíntia Teles.
Confira abaixo a programação da “Estação Jovem”:
Segunda-feira: fatos e boatos do fim de semana
Terça-feira: música ao vivo (talentos da escola se apresentam) e Rádio novela
Quarta-feira: Hino Nacional, Correio do Amor e Espaço da Moda
Quinta-feira: Escola em Foco – novidades e projetos da escola
Sexta-feira: as músicas mais pedidas da semana
Fonte: Portal Conexão Aluno/RJ