No primeiro dia o tema abordado foi o Sistema de Avaliações do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDU). Na ocasião, o consultor destacou o sistema como importante ferramenta de gestão, mostrando que, com base nos subsídios que as avaliações fornecem, é possível medir eficácia das práticas educacionais adotadas pela rede pública, ajudando, assim, a identificar os pontos a serem melhorados.
No segundo dia, as discussões do grupo giraram em torno do Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento que possibilita aos municípios traçarem suas metas e diretrizes e ter acesso aos recursos dos programas federais.
De acordo com os mobilizadores locais Douglas Peixoto e Moisés Mercier, durante a reunião também foram validadas as escolas municipais que serão envolvidas inicialmente na frente de mobilização do projeto em 2011. “Desse modo, conseguiremos ter uma atenção mais focada para obtermos melhores resultados”, contam. As escolas selecionadas estão localizadas nas comunidades de Barra do Riacho, Vila do Riacho, Barra do Sahy, Coqueiral, Comunidade indígena de Caieiras Velhas, Comunidade Indígena Novo Irajá e Sede.
“A Secretaria tirou muitas dúvidas em relação aos temas abordados e deu um retorno muito positivo do encontro. Os próximos passos do projeto no município são o fechamento do Plano de Ação com a Secretaria de Educação e a articulação das reuniões de apresentação do projeto para as comunidades”, finaliza Douglas.
Por equipe Blog Educação