Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, instituída em 2002, foi escolhida em homenagem ao nascimento de José Bento Monteiro Lobato, considerado por muitos o pai da literatura infantojuvenil brasileira.
O escritor ficou conhecido mundialmente pelas inesquecíveis histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa e a boneca falante Emília marcaram a infância de muita gente.
Em suas obras, Lobato criava aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando os costumes e lendas do folclore nacional. A tudo isso misturava, ainda, elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema, o que tornava suas histórias ainda mais divertidas. As obras tiveram, inclusive, diversas versões televisivas.
Nascido em 1882, em Taubaté, no interior de São Paulo, Monteiro Lobato era um visionário para o seu tempo e lutou para ampliar a leitura no Brasil. Na capital, formou-se em Direito e deu início a vários planos ambiciosos, entre eles a abertura de uma gráfica e diversos projetos editorais, a maioria com foco na literatura infantil.
Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do governo, fez duras críticas à política e criou o personagem Jeca Tatu com denúncias sociais embutidas nas suas histórias.
Entre tropeços financeiros e sucessos literários morreu em 1948 deixando muito mais que um legado editorial e didático: foi um nacionalista que sempre sonhou com um Brasil alfabetizado e justo. É de Lobato a célebre frase “Um País se constrói com homens e livros”.
Por que, então, não aproveitar esta data e as obras deixadas por esse importante escritor para incentivar nas crianças e jovens o prazer pela leitura e a escrita? Como forma de celebrar este Dia Nacional do Livro Infantil, o Blog Educação selecionou alguns materiais, baseados no trabalho de Monteiro Lobato, que podem ser utilizados para tornar as aulas ainda mais lúdicas e divertidas. São planos de aulas, informações sobre a vida e obra do autor e até um site com jogos e brincadeiras. Confira nos links abaixo:
Plano de aula 1: Primeiras leituras de Monteiro Lobato – para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Plano de aula 2: Círculos de leitura de “Reinações de Narizinho” – para alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.
Plano de aula 3: Leitura de “Memórias de Emília” – para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Para ler a sinopse das principais obras e outras informações, clique aqui
Saiba um pouco mais da vida e do trabalho de Monteiro Lobato
Conheça o mundo virtual do Sítio do Pica-pau Amarelo (o acesso a algumas atividades é gratuito, para outras é preciso ser assinante).
Por Cleide Quinália / Blog Educação