Na noite desta terça-feira, 5 de abril, acontece em São Paulo a assembléia de apresentação do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e de seu Estatuto Social. O FunBEA é um fundo público não-estatal voltado para o fomento de projetos, programas e ações de Educação Ambiental, que conta com o apoio técnico da Universidade Federal de São Carlos, sede de sua incubação desde setembro de 2010.
Para o Grupo Votorantim, que tem a educação ambiental como uma realidade em suas empresas, a notícia do lançamento do Fundo é muito bem vinda, já que vem fomentar ainda mais as ações na área, abrindo caminhos para a viabilização de parcerias e outras iniciativas.
O FunBEA captará recursos junto a entidades, empresas e organizações nacionais e internacionais como estratégia para o financiamento consistente da Educação Ambiental como política pública voltada à justiça socioambiental. Seu estatuto ficou em consulta pública entre janeiro e março de 2011, a qual registrou mais de 1.300 acessos de várias regiões do Brasil e do exterior, como Estados Unidos, Portugal, Rússia, Argentina, França, Alemanha e Reino Unido. Com a aprovação nesta terça-feira (5), o Estatuto Social do fundo terá sua primeira revisão um ano depois.
Além de representantes da Universidade de São Carlos, também integram a iniciativa profissionais ligados à Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ministério da Educação, à Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Carlos e profissionais de áreas correlatas atuantes em diferentes coletivos de educadoras e educadores ambientais no país.
Para saber mais sobre o FunBEA acesse: www.consultafunbea.blogspot.com
Acompanhe também a transmissão do evento pela internet via www.e-communication.com.br/FunBEA
Com informações da agência Ambiente Energia