A paciência é uma virtude que pode ser cultivada

O medo de não termos tempo para nada diminui nossa eficiência e capacidade de atuação. Quanto mais conseguimos nos manter tranquilos ao estarmos sob pressão, mais capacidade temos de agir, porque usamos a parte racional da mente para nos ajudar.
Perdemos a paciência porque não aceitamos os fatos como são. Exigimos, inconscientemente, que tudo seja como planejamos. Isso é uma ilusão. O imediatismo é próprio da personalidade imatura, incapaz de identificar as verdadeiras dimensões da realidade.
Se você não consegue se controlar quando tudo foge do planejado e inveja secretamente a calma daquela amiga, não desista. A paciência é fruto do trabalho de autoeducação, do aprimoramento de nossa personalidade. Só a teremos em situações maiores se a tivermos treinado nas coisas pequenas. E, muitas vezes, é um trabalho para toda a vida.

01. Inspire e expire
Ao realizar exercícios respiratórios, alteramos padrões de pensamento e comportamento. Bastam três repetições diariamente para acalmar e aumentar a autoconsciência.

02. Tenha um espaço vazio na rotina
Saia para dar uma volta e admire a beleza do mundo. O belo desperta sentidos anestesiados pela correria insana de todos os dias. Abra um espaço para pensar em nada, nem que ele tenha a duração de uma xícara de chá à beira da janela. Assim você digere o que tem vivido.

03. Extravase
Dependendo do grau de irritação, apenas respirar ou caminhar podem não ser suficientes para conter os sentimentos irracionais. Nessas horas, o melhor a fazer é extravasar a cólera. Chore, grite se sentir vontade. De preferência, poupando quem não tem nada a ver com a história.

FONTE: Redevida

Deixe um comentário