Natal participa neste sábado dia 26 de março da edição 2011 da Hora do Planeta, movimento idealizado pela Rede WWF em todo o mundo, e que acontece todos os anos com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o aquecimento global. Com o lema “Apague as luzes para ver um mundo melhor” a meta é desligar a iluminação de casas, prédios e monumentos públicos em vários locais do planeta.
A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai estar à frente coordenando o movimento na capital potiguar que vai acontecer das 20h30 às 21h30 em todo o mundo. O local escolhido para as apresentações culturais foi a praça de Mirassol, onde está localizada a Árvore de Natal, que também terá suas luzes apagadas. A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) vai levar a escola de samba, Balanço do Morro, campeã do Carnaval 2011 e o Grupo Folia de Rua com percussão para animar a noite durante o movimento.
Segundo o secretario adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Eugênio Bezerra, além de apagar as luzes da Árvore de Mirassol, também serão desligadas a iluminação do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura; o Parque da Cidade em Candelária; o Pórtico dos Reis Magos na BR-101. Eugênio Bezerra fala ainda, que “a Prefeitura deu o primeiro passo ao aderir a Hora do Planeta, a partir de agora é procurar também sensibilizar a população para participar”, finalizou.
De acordo com informações da WWF, em 2010 o ato de apagar as luzes durante a Hora do Planeta mobilizou mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, em 128 países. Natal foi a quinta capital a aderir ao movimento. Da região Nordeste também participam as cidades de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), e Recife(PE).