O início da campanha política eleitoral começa a deixar claro que, a exemplo do que já apontaram as últimas disputas estaduais, não se ganha eleição de véspera. A primeira rodada de pesquisas da parceria Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN)/ CORREIO DA TARDE e instituto Start mostra que um quadro de segundo turno começa a se configurar.
De acordo com os números colhidos entre 16 de 18 deste mês, em 37 municípios, onde foram ouvidas 1.506 pessoas, a vantagem da senadora Rosalba Ciarlini sobre o governador Iberê Ferreira de Souza começa a diminuir. Adiferença, que em outras pesquisas chegou a ser superior a 30%, diminuiu após as primeiras movimentações políticas.
De acordo com a pesquisa estimulada (aquela em que o entrevistador cita o nome do candidato), 44,7% (673) dos entrevistados apontaram sua intenção de voto para o Governo do Estado em Rosalba Ciarlini. Outros 24,4% (368) disseram que vão votar em Iberê Ferreira. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, tem 12,5% (188) das intenções de voto. Dos candidatos de partidos pequenos, Sandro Pimentel foi que o se saiu melhor, com 0,7% (11). Os outros quatro candidatos foram citados na pesquisa (veja quadro ao lado).
A pesquisa Fiern/CT/Start mostra que os candidatos vão ter de correr atrás de tirar votos uns dos outros. É que apenas 8% disseram não saber responder ou não responderam, o que os institutos consideram fazer parte do quantitativo de indecisos.
A margem de confiabilidade da pesquisa é de 95% e e a margem de erro é de 2,52%, para cima ou para baixo. Os municípios foram sorteados de acordo com suas regiões.