SEPULTAMENTO DE IVANILDO OCORRE NESTA QUARTA-FEIRA EM UPANEMA

O sepultamento de Ivanildo Rodrigues Agostinho, de 33 anos, acontecerá na manhã desta quarta-feira (24), às 08 horas, no Cemitério Público “Morada da Paz”, em Upanema, após a celebração na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O upanemense falesceu na tarde desta segunda-feira (22) na zona rural do município de Sobral (comunidade se Marrecas), no interior do estado do Ceará.

Ivanildo morreu vítima de um acidente, envolvendo um caminhão em que trabalhava na construção de uma ponte, após fazer a manobra, atingir uma fiação elétrica e pegar fogo.

Seu corpo será velado na residência de seus pais, na rua Gilvan Elias da Fonseca (próximo ao Lava Jato do Gordinho). A previsão é que chegue às 22 horas.

Deixe Sua Avaliação

POLÍCIA CÍVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E PRENDE PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

Policiais civis da Delegacia Municipal de Nova Cruz, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagraram a Operação “Dolly”, na cidade de Nova Cruz, na manhã desta terça-feira (23), com o objetivo de apurar um esquema de clonagem e comercialização de veículos de luxo adulterados.

Durante a ação, os policiais prenderam em flagrante José Evaldo Barbosa, conhecido como “Valdo Salu”, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Cruz. Ele foi autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. Investigações revelam que ele é suspeito de adquirir veículos de luxo com procedência criminosa, por preços irrisórios.

O esquema de clonagem também contava com a falsificação de documentos públicos que eram utilizados para esconder a origem ilícita de tais automóveis, que foram roubados em diversos estados do país.

Deixe Sua Avaliação

SAÚDE FAZ BONITO NA FEIRA

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também marcou presença na abertura da I Semana da Agricultura Familiar de Upanema, realizada na manhã desta segunda (22) na Feira Livre do município.

Os diversos profissionais presentes realizaram dezenas de atendimento ao público, com a realização de testes rápido de HIV, Glicemia, vacinas contra Hepatites, entre outros serviços.

A titular da pasta, Goreth Sales, acompanhou de perto as ações em alusão ao Julho Amarelo, que é a campanha votada ao Combate as Hepatites Virais.

Deixe Sua Avaliação

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL COMEÇA COM MÉDIA SUPERIOR A 3 GOLS POR PARTIDA

O Campeonato Municipal de Futebol 2019 começou com tudo e com média superior a 3 gols por partida.

A rede balançou em quase todos os jogos, com exceção ao empate por 0 a 0 entre Nova Vida e Pêgas. Foram 20 gols em 6 partidas.

Na quarta-feira (17), o Racing estreou com vitória por 3 a 2 sobre o Napoli.

No sábado (20), o Cruzeiro venceu o Corinthians por 3 a 1; Palheiros e São Manoel empataram por 1 a 1; e o Pereiros derrotou o Beira Rio por 3 a 1.

No domingo (21), Salgado bateu Lagoa Vermelha por 3 a 2, além do empate por 0 a 0 entre Nova Vida e Pêgas.

A segunda rodada da competição será no próximo final de semana.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL COMEÇA COM MÉDIA SUPERIOR A 3 GOLS POR PARTIDA
5 (100%) 1 voto

PARA INCENTIVAR FORTALECIMENTO DO SETOR, VEREADOR AISAMAQUE PARTICIPA DE INICIATIVA VOLTADA À AGRICULTURA FAMILIAR

É do campo que sai o alimento que está na mesa diariamente. Também é do campo que sai o sustento de muitas famílias e o fomento da economia das cidades.

Com atuação voltada a todos os segmentos e com foco na qualidade de vida da população, na manhã desta segunda-feira (22), o vereador Aisamaque Dalyton (PT) esteve presente na abertura oficial da I Semana da Agricultura Familiar de Upanema, realizada pela Prefeitura, e que foi instituída no calendário oficial de eventos do Município através da Lei Municipal nº 661/2018, de sua autoria.

Além da presença de dezenas de trabalhadores do segmento, a solenidade contou com a participação do prefeito Luiz Jairo (PL); vice-prefeito Anísio Júnior (PHS); secretários municipais Aparecida Moura (Controladora Geral), Goreth Sales (Saúde), Ismar Vicente (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jane Maria (Administração e Recursos Humanos), Simone Bezerra (Educação, Cultura e Desporto), e Sueli Oliveira (Assistência Social); presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Célia Rocha; coordenador do Fórum das Associações Rurais, Joaquim Rocha; presidente da Colônia de Pescadores, Dedé de Cafú; presidente da Feira Livre, Ramilson Rocha; Nilton Junior (Comissão Pastoral da Terra); Marcos Fábio (Emater); Jacildo Rocha (Centro Terra Viva); e Lecy Gadelha (Sebrae-RN).

Em sua fala, o vereador Aisamaque defendeu a agricultura familiar como sendo de extrema importância para a economia da cidade. “Esse evento só vem a fortalecer o papel da agricultura familiar em nosso município, que tem todo um potencial hídrico e terras férteis”, comentou o parlamentar.

PARA INCENTIVAR FORTALECIMENTO DO SETOR, VEREADOR AISAMAQUE PARTICIPA DE INICIATIVA VOLTADA À AGRICULTURA FAMILIAR
5 (100%) 1 voto

UPANEMENSE MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE EM CONSTRUÇÃO DE PONTE NO CEARÁ

Ivanildo Rodrigues Agostinho (33 anos) morreu hoje após um caminhão, usado na construção da ponte sobre o Rio Acaraú, no interior do Ceará, atingir uma fiação elétrica e pegar fogo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo se incendiou ao fazer a manobra, encontrar e romper uma fiação de alta tensão, gerando incêndio e curtos circuitos.

O jovem era casado, natural de Upanema, e deixa uma filha.

UPANEMENSE MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE EM CONSTRUÇÃO DE PONTE NO CEARÁ
3.8 (75%) 4 votos

SEMANA DA AGRICULTURA FAMILIAR DAR VISIBILIDADE E CRIA NOVAS OPORTUNIDADES PARA FAMÍLIAS PRODUTORAS

A 1ª Semana da Agricultura Familiar de Upanema foi iniciada nesta segunda-feira (22) cercada de expectativas positivas.

A solenidade de abertura oficial foi realizada na feira livre e contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; vice-prefeito Juninho; secretários municipais Ismar Vicente, Sueli Oliveira, Goreth Sales, Simone Bezerra, Jane Maria e Aparecida Moura; vereadores Aisamaque Dalyton, Higor Tallisson e Franklin Moura; presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Célia Rocha; coordenador do Fórum das Associações Rurais, Joaquim Rocha; presidente da Colônia de Pescadores, Dedé de Cafú; presidente da Feira Livre, Ramilson Rocha; Nilton Junior (Comissão Pastoral da Terra); Marcos Fábio (Emater); Jacildo Rocha (Centro Terra Viva); e Lecy Gadelha (Sebrae-RN).

Durante os discursos, os participantes foram unânimes em exaltar a importância da Semana da Agricultura Familiar e em afirmar que ela vai dar visibilidade ao setor e criar novas oportunidades para as famílias produtoras.

Celia Rocha destacou que a agricultura familiar tem grande importância para o desenvolvimento de Upanema. “O pouco que é produzido por cada família faz girar a economia”, observou.

Nilton Junior reforçou que a agricultura familiar tem importância vital para a vida econômica e social das famílias que vivem no campo.

Autor do Projeto de Lei 661, de 12 de dezembro de 2018, que instituiu oficialmente a Semana da Agricultura Familiar de Upanema, Aisamaque Dalyton falou da alegria de ter o seu projeto aprovado à unanimidade pelos colegas vereadores e agradeceu ao prefeito Luiz Jairo por tê-lo sancionado.

Representantes do Sebrae e Emater também enalteceram a iniciativa de criar um evento anual para o fortalecimento da agricultura familiar e se colocaram á disposição para ajudar ao setor.

Luiz Jairo disse que o Aisamaque foi muito feliz quando propôs o projeto de lei. “O nosso município tem um potencial predominantemente na agricultura e precisava ter esse espaço visando fortalecer a agricultura familiar”, exaltou.

O prefeito acrescentou que a agricultura familiar é responsável pela maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e precisa ser potencializada, através de debates, apresentação de propostas e ações práticas por parte da cadeia envolvida. “Esperamos que as pessoas passem a valorizar e a consumir esses produtos. São alimentos saudáveis que contam com todo apoio técnicos de órgãos como o Sebrae e a Emater”, destacou.

Durante a solenidade de abertura, a Prefeitura de Upanema disponibilizou serviços de saúde e de assistência social aos agricultores. Sebrae e Emater também estiverem presentes. A Fanfarra Ritmos da Alegria fez a apresentação cultural.

A 1ª Semana da Agricultura Familiar de Upanema prossegue até a próxima sexta-feira (26) com atividades nas zonas urbana e rural.

SEMANA DA AGRICULTURA FAMILIAR DAR VISIBILIDADE E CRIA NOVAS OPORTUNIDADES PARA FAMÍLIAS PRODUTORAS
5 (100%) 1 voto

CAERN: ADUTORA ROMPE E POPULAÇÃO FICA MAIS UMA VEZ SEM ÁGUA

A adutora que abastece a cidade de Upanema voltou a apresentar problemas na manhã desta segunda-feira (22). A tubulação rompeu nas proximidades da Casa de Show Portal do Sol, na zona urbana do município.

Tentamos contato com os funcionários da CAERN (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), mas até o fechamento da matéria, não tivemos retorno.

Uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a empresa tramita na justiça.

Deixe Sua Avaliação

ITEP/RN COMEÇA A USAR BIOMETRIA PARA IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS

Na última semana, a equipe de peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) começou a testar nova tecnologia de biometria empregada pelo órgão.

Um caso foi solucionado quando as impressões digitais de um homem, encontradas na carroceria de um automóvel, permitiram a identificação do suspeito acusado de assaltos no bairro de Candelária e também de tentar assaltar um policial militar. Durante uma troca de tiros, um suspeito morreu baleado e outros dois conseguiram fugir.

Graças ao trabalho de escaneamento das impressões digitais contidas nos prontuários do RG Civil, o Estado possui um dos mais amplos e atualizados bancos de dados do país, com as informações disponíveis com exclusividade para a Secretaria de Segurança Pública.

Deixe Sua Avaliação

80% DOS PRESOS NÃO TÊM DOCUMENTOS, APONTA CNJ

Estudo inédito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que apenas cinco estados do Brasil têm controle da documentação pessoal das suas respectivas populações carcerárias. Segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Dias Toffoli, 80% dos presos, calculados em 797 mil pessoas, não têm documentos básicos necessários para o exercício da cidadania.

O CNJ considera documentos básicos carteira de trabalho, registro de identidade, certidão de nascimento, título de eleitor e CPF. O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso a detalhes do levantamento, feito para subsidiar políticas públicas voltadas aos detentos.

A falta desses documentos, segundo o conselho, gera prejuízos aos presidiários. Sem CPF, por exemplo, mesmo que exista escola dentro da unidade penitenciária, o preso não consegue se matricular. A falta de RG impede a obtenção do cartão do Sistema Único de Saúde. E a carteira de trabalho é essencial para que o detento concilie uma atividade externa, enquanto estiver em regime semiaberto, o que dificulta a reinserção social.

Deixe Sua Avaliação