Projeto em Curitiba mostra aos pais como é a rotina escolar de seus filhos



O Colégio Estadual Alfredo Greipel Júnior, em Piên, Região Metropolitana de Curitiba (PR), tem colocado em prática uma atividade na qual os pais de estudantes da 5.ª. série assistem às aulas junto com seus filhos.
Essa atividade faz parte do projeto Família da Escola, implantado este ano pela diretoria do colégio. O objetivo é fazer com que os pais conheçam os direitos e deveres seus e dos filhos, além do funcionamento do cotidiano escolar.
O projeto é resultado do diálogo com a equipe pedagógica, professores e funcionários sobre o pouco envolvimento dos pais com a escola. “As demais séries também serão contempladas posteriormente”, ressaltou Cleudane Andrade Hornick, diretora da escola.
A primeira aula do dia é com a diretora e a equipe pedagógica. A reunião serve para que os pais conheçam a proposta político-pedagógica do colégio, além do papel da escola e o papel da família na educação dos filhos. Indisciplina de alunos é outro tema em pauta. “Aprendi que existe divisão de responsabilidades”, comentou a mãe de aluno Fátima Proussak.
Depois, os pais são convidados a visitar as dependências da escola, como a secretaria, a biblioteca, os laboratórios, a cozinha, a sala dos professores. Nesses espaços, os professores, pedagogos ou funcionários têm a oportunidade de apresentar o funcionamento da rotina da escola. “Se o pai ou mãe conhece quem trabalha na escola e suas funções, sabe a quem recorrer, com quem deve conversar”, ressaltou a mãe de aluno Silvia Jaqueline dos Santos Gonçalves. Ela ainda lembrou que o encontro valoriza não apenas os pais, mas também os estudantes.
Após o intervalo, os pais vão às salas dos filhos para assistir às aulas. Para Scheila Damas Zappe, professora de Língua Portuguesa, o encontro serve para que os pais conheçam e auxiliem no trabalho.

Fonte: Nota 10

Deixe um comentário