UPANEMA É A 11ª CIDADE COM MELHOR GESTÃO FISCAL NO RN

O estudo que avalia a situação fiscal do município analisou o desempenho de outros 5.337 municípios do país

Upanema é a 11ª cidade com melhor gestão fiscal, segundo o Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) 2019, que foi divulgado na última quarta-feira (31). O IFGF faz referência ao ano de 2018 e avalia as contas das cidades, e é construído com base de dados fiscais declarados pelas próprias prefeituras, sendo composto por quatro indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos.

O estudo que avalia a situação fiscal do município analisou o desempenho de outros 5.337 municípios do país, onde se concentram 97,8% da população do país. 3.944 foram avaliados com gestão fiscal difícil ou critica. A capital do estado, por exemplo, ficou com a 12ª colocação.

No relatório, Upanema aparece, no estado, atrás apenas dos municípios de São Gonçalo do Amarante, João Dias, Portalegre, Tenente Ananias, Serrinhas dos Pintos, Macaiba, Ceará-Mirim, Guamaré, Ouro Branco e Lucrécia, pela ordem de colocação. Já no geral, Upanema está na posição 2.035º, entre os 5.337 do ranking. 

As informações apontam ainda que três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou critica. E um terço das cidades do país não se sustentam, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear  a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura, além da alta rigidez do orçamento, o que dificulta um planejamento eficiente e penaliza investimentos.

Deixe um comentário