PREFEITURA DE UPANEMA DISCUTE REALIZAÇÃO DO CENSO 2020 COM O IBGE

A Prefeitura de Upanema, a Câmara Municipal e o IBGE discutiram a realização do Censo 2020. O encontro foi realizado na sede do legislativo municipal e contou com a participação do secretário municipal de Governo e Patrimônio, Renan Mendonça; vereadores Aisamaque Dalyton, Higor Talisson e Ibamar Costa; articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Alves; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Kalenia Ligia; além dos representantes do IBGE, Hildebrando Mota (Coordenador de Área) e Lucas Bandeira (Técnico).

“Nessa primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico, discutimos sobre como o Censo vai ocorrer na cidade de Upanema, cuja coleta de dados se iniciará em agosto e segue até outubro de 2020. Falamos dos processos seletivos que vão ocorrer para as pessoas da cidade trabalhar e como a população poderá ajudar”, disse Hildebrando.

Na reunião, Renan Mendonça se comprometeu em disponibilizar um local de apoio para os censitários durante a coleta dos dados, bem como em publicizar os editais para contratação dos servidores.

“O momento da reunião foi bastante proveitoso quanto ao direcionamento do plano de trabalho que será desenvolvido, envolvendo os órgãos da administração pública municipal para que possam contribuir da forma mais eficiente com a equipe que irá desenvolver o Censo. É importante lembrar que o município é o maior interessado nessa apuração de dados, pois eles irão influenciar diretamente na representação do município, quanto ao número de vereadores adequados para o quantitativo populacional, bem como em relação aos repasses de recursos do Governo Federal que são aferidos de acordo com as informações do IBGE. Dessa forma, o poder executivo se colocou à disposição para ajudar no que for necessário, inclusive providenciando um local para o desenvolvimento das atividades da equipe e prestando todas as informações possíveis da base de dados da Prefeitura”, destacou Renan Fernandes.

Ao todo, são 1.343 vagas para Coordenador Censitário Subárea (CCS) e 1.315 vagas para Agente Censitárias Operacional (ACO), distribuídas pelas 27 unidades da federação.

As inscrições estarão abertas de 25 de setembro a 15 de outubro de 2019 e serão feitas pela internet (https://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibgepss2019). As provas estão previstas para 8 de dezembro e serão realizadas em 1.031 municípios.

As remunerações mensais previstas são de R$ 3.100,00 para Coordenador Censitário Subárea (CCS) e de R$ 1.700,00 para Agente Censitário Operacional (ACO). Ambas as funções exigem nível médio completo. Além disso, os candidatos a Coordenador Censitário Subárea (CCS) devem ter Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, dentro do prazo de validade, no mínimo para a categoria B.

Maiores informações no https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25515-ibge-publica-novo-edital-do-censo-2020-com-2-658-vagas-de-nivel-medio

Deixe um comentário