17 MUNICÍPIOS DO RN PODEM FICAR SEM RECURSOS FEDERAIS POR INADIMPLÊNCIA COM O CAUC

17 cidades do Rio Grande do Norte podem ficar sem recursos federais ainda em 2019 por terem deixado de prestar informações contábeis, orçamentárias e fiscais obrigatórias à Secretaria do Tesouro Nacional (SNT), requisito fundamental para que haja as transferências voluntárias da União.

Informações da STN aponta que os municípios potiguares listados abaixo deixaram de entregar dados para a matriz de saldos contábeis (MSC), que é responsável pela geração de relatórios e demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Registro da STN traz cidades do porte de Parnamirim, bem como municípios de pequena estrutura, como Viçosa e Umarizal.

Com o registro, as prefeituras ficam inscritas no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) como inadimplentes, o que impede os gestores de obter certidões que os credenciam a celebrar convênios e receber repasses de recursos de emendas parlamentares e do Estado.

O registro se assemelha ao que acontece com a lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que restringe o crédito para a pessoa física. No caso dos entes municipais, a inscrição nesta “lista negra” impede a celebração de convênios com o governo federal e a contratação de operações de crédito.

Graças ao empenho e esforços do prefeito Luiz Jairo (PL), o município de Upanema não aparece na relação de inadimplentes no RN, e a cidade segue recebendo os recursos que foram conseguidos em Brasília pelo gestor.

Municipios Inadimplentes no RN:

Almino Afonso
Antônio Martins
Florânia
Frutuoso Gomes
Grossos
Lagoa Salgada
Maxaranguape
Messias Targino
Parnamirim
Patu
Pilões
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Riacho de Santana
Tenente Ananias
Umarizal
Viçosa

Deixe um comentário