CALAZANS FREIRE DESISTE DE PARTICIPAR DO INTERCOLEGIAL 2019

Fachada do Calazans Freire (precisando de pintura)

A Escola Estadual José Calazans Freire não vai mais participar da edição 2019 do Intercolegial promovido pela Prefeitura de Upanema. O evento envolve outras 6 unidades de ensino das redes municipal, estadual e privada de Upanema e, consiste numa competição composta por várias modalidades de incentivo à cultura, ao desporto e atividades pedagógicas dentro e fora da escola.

O comunicado oficial foi feito pela direção da escola ao Comitê Organizador do festival, evento que ocorre anualmente dentro da programação alusiva a emancipação politica do município.

Nesta edição, o edital foi apresentado logo em Semana Pedagógica, em fevereiro, e trouxe várias novidades, como o incentivo às atividades extracurriculares e as Gincanas Seriais. A Calazans Freire ainda chegou a participar da gincana que aconteceu no dia 14 de junho no Projeto de Assentamento Palheiros III, alcançado naquela modalidade a última colocação.

Em contato com a nossa redação, a coordenadora pedagógica, Sueli Carvalho disse que a renúncia da escola se dá em virtude da ausência dos monitores do Programa Mais Educação, que deram sustentação a escola até o ano de 2017. “Com o aumento do IDEB, não tivemos mais recursos para o programa”, disse.

O Calazans Freire participa das atividades desde o primeiro ano, em 2013, totalizando três títulos (2013, 2016 e 2017) de campeão na competição. Neste ano, a escola participaria do Intercolegial com duas turmas (8° e 9° ano) somando aproximadamente 70 alunos do ensino fundamental diretamente envolvido nas atividades, Outra escola também participa desta edição com apenas duas turmas. É o caso da Evangélica José Inácio, com 6º e 7º ano,

O Intercolegial chega a sua 7° edição, com uma programação voltada para as escolas que ofertam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, o Festival terá as seguintes modalidades: Show de Abertura, Concurso Literário, Atividades Extracurriculares, Gincanas Seriais, Queimado Feminino, Futsal Masculino e Futebol. As equipes fazem inscrições nas modalidades e de acordo com seus desempenhos vão somando pontos no cômputo geral. O resultado final é anunciado no final das programações da Festa de Emancipação Política que ocorrem na semana do feriado municipal do dia 16 de setembro.

Deixe um comentário