CALAZANS FREIRE DESISTE DE PARTICIPAR DO INTERCOLEGIAL 2019

Fachada do Calazans Freire (precisando de pintura)

A Escola Estadual José Calazans Freire não vai mais participar da edição 2019 do Intercolegial promovido pela Prefeitura de Upanema. O evento envolve outras 6 unidades de ensino das redes municipal, estadual e privada de Upanema e, consiste numa competição composta por várias modalidades de incentivo à cultura, ao desporto e atividades pedagógicas dentro e fora da escola.

O comunicado oficial foi feito pela direção da escola ao Comitê Organizador do festival, evento que ocorre anualmente dentro da programação alusiva a emancipação politica do município.

Nesta edição, o edital foi apresentado logo em Semana Pedagógica, em fevereiro, e trouxe várias novidades, como o incentivo às atividades extracurriculares e as Gincanas Seriais. A Calazans Freire ainda chegou a participar da gincana que aconteceu no dia 14 de junho no Projeto de Assentamento Palheiros III, alcançado naquela modalidade a última colocação.

Em contato com a nossa redação, a coordenadora pedagógica, Sueli Carvalho disse que a renúncia da escola se dá em virtude da ausência dos monitores do Programa Mais Educação, que deram sustentação a escola até o ano de 2017. “Com o aumento do IDEB, não tivemos mais recursos para o programa”, disse.

O Calazans Freire participa das atividades desde o primeiro ano, em 2013, totalizando três títulos (2013, 2016 e 2017) de campeão na competição. Neste ano, a escola participaria do Intercolegial com duas turmas (8° e 9° ano) somando aproximadamente 70 alunos do ensino fundamental diretamente envolvido nas atividades, Outra escola também participa desta edição com apenas duas turmas. É o caso da Evangélica José Inácio, com 6º e 7º ano,

O Intercolegial chega a sua 7° edição, com uma programação voltada para as escolas que ofertam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, o Festival terá as seguintes modalidades: Show de Abertura, Concurso Literário, Atividades Extracurriculares, Gincanas Seriais, Queimado Feminino, Futsal Masculino e Futebol. As equipes fazem inscrições nas modalidades e de acordo com seus desempenhos vão somando pontos no cômputo geral. O resultado final é anunciado no final das programações da Festa de Emancipação Política que ocorrem na semana do feriado municipal do dia 16 de setembro.

Edinael Castro

Upanemense, militante estudantil em favor da Educação, Cultura e Esporte. Estudante de Fisioterapia. Aqui, será um local para um conversa diária, com intuito sempre do melhor para nossa cidade, tendo a verdade como compromisso e abertura para todas as opiniões. Qualquer dúvida, estamos aqui!

Faça seu Comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.