VEREADOR HIGOR APRESENTA REQUERIMENTOS PARA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E HISTÓRIA DE UPANEMA

Na manhã da última sexta-feira (10), o vereador Higor Tallison, do Podemos, trouxe a discussão sobre dois temas importantes para a preservação da memória e a história do município de Upanema.

No Plenário da Câmara Municipal, o parlamentar apresentou dois requerimentos, aprovados por unanimidade, solicitando do Executivo a construção de um memorial no local onde antigamente funcionou o gerador de energia do município, bem como o tombamento da Rua Salviano Florêncio, como patrimônio histórico-cultural da cidade.

Justificando que “a cultura de um povo se mede pelo resguardo de seu patrimônio histórico e artístico”, o vereador destacou a importância de se manter a história da cidade viva, para o conhecimento dos fatos e atos que compuseram o passado para as gerações futuras.  

A Salviano Florêncio é a rua mais antiga de Upanema, onde se localizam a Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o Destacamento de Policia Militar. Hoje, são poucas as casas que ainda mantém as estruturas construídas entre os anos 60 e 70.

No local onde antigamente funcionou o “motor” que iluminava a cidade, hoje está construído um Lava Jato. Uma gigantesca pedra de concreto, extraída do local, está à disposição da população na Rua Francisco Augustinho.

Deixe um comentário