EM LEITURA DE MENSAGEM ANUAL, PREFEITO LUIZ JAIRO CONVOCA VEREADORES PARA BUSCAR CONVÊNIOS E PARCERIAS PARA UPANEMA

O prefeito Luiz Jairo fez na manha de hoje a leitura da Mensagem Anual do Executivo na Câmara Municipal de Upanema. Na oportunidade, o prefeito prestou contas das ações executadas em 2019 e apresentou um breve planejamento para 2019.

Luiz Jairo ressaltou que a sua gestão vai continuar trabalhando com responsabilidade com os recursos públicos e priorizando o pagamento em dia dos salários dos servidores e o pleno funcionamento dos serviços essenciais, como saúde, educação, assistência social e apoio ao homem do campo.

O prefeito também aproveitou para convocar os vereadores para buscar parcerias e convênios, através de seus lideres políticos, que contribuam com o desenvolvimento de Upanema.

Confira a Mensagem Anual na íntegra:

Excelentíssimo Senhor Presidente desta Augusta Casa Legislativa, vereador Monthalgan Fernandes.

Demais componentes do Poder Legislativo Municipal,

Autoridades presentes e população em geral.

Compareço a esta Casa pelo sétimo ano seguido como prefeito da minha querida Upanema. Mais uma vez para prestar contas das nossas ações no ano que passou e para falar dos projetos que pretendemos executar ao longo de 2019. Reitero mais uma vez o meu carinho e respeito por esta Casa, onde iniciei a minha carreira política, que desde o princípio é sustentada no desejo de fazer o melhor pelo povo e por nosso município.

Nobres vereadores, senhores e senhoras,

Iniciamos agora o sétimo ano de nossos dois mandatos como prefeito de Upanema, escolhido pelo povo que fomos. Temos hoje o sentimento de dever quase cumprido, considerando todas as ações e serviços que realizamos ao longo desse período que, sem dúvida nenhuma, transformaram Upanema numa cidade melhor para todos. Digo quase porque ainda faremos muito nesses dois anos que falta, começando agora por 2019.

Senhores vereadores,

Antes de falar dos nossos projetos para este ano, quero destacar aqui o muito que fizemos em 2018. Quero começar destacando a atuação da nossa gestão para realizar o sonho da casa própria para muitas famílias. Somente no ano passado entregamos mais de 150 moradias para famílias de baixa renda. Desde que assumimos a prefeitura, 232 famílias tiverem acesso ao próprio lar.

Entregamos essas casas e trabalhamos também para dar a infraestrutura necessária para essas famílias, incluindo iluminação pública, pavimentação e nos próximos dias água encanada.

Uma de nossas primeiras ações neste ano será, exatamente, a conclusão dos serviços que levarão água para todas as casas dos três novos conjuntos construídos no bairro Pêgas, numa parceria com a Caern. Não é nem responsabilidade do Município realizar esse tipo de obra, mas cientes da necessidade dessas famílias terem água encanada em casa o mais rápido possível, assumimos esse compromisso.

Temos um carinho especial por esses conjuntos, por eles representarem uma conquista para mais de duas centenas de famílias, como também por eles levarem o nome do meu pai Venceslau Mendonça e de dois grandes amigos que foram Manoel Januário, Maria Gorete, irmã do vereador Ibinha.

Nobres vereadores, minhas senhoras, meus senhores,

Em 2018, demos continuidade ao nosso trabalho de aplicar pavimentação asfálticas nas principais ruas de Upanema. Desta vez, foram beneficiadas as ruas José Lopes e Manoel Mário Freire. E neste momento quero agradecer a senadora Zenaide Maia, que quando deputada federal destinou para Upanema emenda de R$ 450 mil que permitiu a ampliação do número de vias com asfalto em nossa cidade. A nossa gestão já aplicou asfalto em nove ruas e travessas, incluindo vias importantes como a Antônio Vitorino e a Beira Rio. A nossa atuação tem ampliado as opções de tráfego e facilitado o acesso aos conjuntos.

Também levamos pavimentação a paralelepípedo a mais 11 ruas. E vamos continuar com essa política neste ano. Vamos aplicar asfalto em mais duas vias, sendo a Rua Salviano Florêncio e a. 
Avenida Getúlio Vargas.

Também vamos investir em pavimentação a paralelepípedo da Beira Rio e acessos com as ruas Francisco Agostinho, João Francisco e Francisco Bezerra.

Só em pavimentação a paralelepípedo chegaremos a um investimento da ordem de R$ 2 milhões, beneficiando cerca de 30 vias.

Neste ano também, se Deus, vamos concluir a obra do Complexo Cultural para entregar esse equipamento ao povo. Uma obra que pegamos cheia de problemas, nas que vamos superá-los agora em 2019.

Nobres vereadores,

Estamos construindo ao longo desses seis anos, uma Upanema melhor em todos os seus serviços essenciais, mas também uma cidade mais bonita, limpa e agradável para todos.

Investimos na urbanização das nossas entradas para quem chegar a Upanema já sentir que está chegando numa cidade diferenciada. Investimos também em nossas praças públicas, que estão bonitas, dando gosto de fazer caminhadas em seus locais de passeios ou de sentar para uma conversa com um amigo ou um familiar.

Estamos construindo também estruturas físicas para os órgãos do Município, também importante que são para a oferta de um serviço de qualidade. Já havíamos construído o Centro Administrativo, no ano passado entregamos o Arquivo Geral e neste ano vamos implantar o nosso Almoxarifado.

São ações que a olho nu podem não parecer importantes, como a construção de uma escola, de uma UBS ou outra estrutura mais essencial, mas que fazem grande diferença para o bom andamento da gestão.

Nobres vereadores, minhas senhoras, meus senhores,

Falando em essencial. 2018 foi um ano em que mais uma vez colocamos os serviços essenciais e o pagamento dos servidores em dia como nossas prioridades.

Dessa forma, investimos na contratação de novos especialistas para realizar atendimento aqui mesmo em Upanema, como obstetra e ortopedista, que somaram ao leque de opções que disponibilizamos ao longo dos anos, incluindo cardiologista, pediatra, oftalmologista, entre outros.

Além de contratar profissionais, demos a eles condições de trabalhar, com a aquisição de novos equipamentos, como desfibriladores, câmara de conservação, veículos, gabinetes odontológicos, entre tantos outros.

E aqui eu quero desafiar alguém que aponte outro município que conte com serviço de urgência mais equipado que o nosso. Basta olhar para a grande quantidade de ambulâncias que conquistamos e que ficam à disposição da população 24 horas.

Nobres vereadores;

A educação é o futuro da nossa cidade. E acreditando fielmente nisso, temos investido com afinco na valorização e formação dos professores, na estrutura física das escolas e na aquisição de livros e equipamentos para fazer a nossa educação avançar.

Já construímos novas escolas, reformamos e ampliamos outras, como a do Projeto de Assentamento São Manoel no ano passado. Também investimos na distribuição de livros para a educação infantil e faremos isso novamente neste ano.

O nosso incentivo para que nossos jovens possam cursar ensino superior fora da cidade continuará, tanto com a disponibilidade de ônibus para Mossoró como com a bolsa para quem estuda em cidades em que o transporte universitário não vai.

Vamos continuar também incentivando a participação de nossos estudantes da Olimpíada de Matemática, cujo desempenho tem dado destaque a Upanema entre os milhares de municípios brasileiros.

Senhoras e senhores,

Estou aqui neste momento muito feliz pelas chuvas que estão caindo em nosso município. Chuva é sinal de riqueza para o nosso povo.

Torcendo para que o inverno seja bom, já iniciamos o cadastro para corte de terra. Vamos atender novamente o máximo de famílias possível. Nosso desejo é que cada família que vive no campo possa fazer o seu plantio e estaremos disponibilizando o corte de terra para que isso aconteça.

Como já disse, estamos confiantes em um bom inverno e, consequentemente, uma boa produção, que concretizada, e se concretizará, se Deus quiser, estaremos mais uma vez com as máquinas do Município pronta para auxiliar na colheita e ensilagem da lavoura, bem como para construção de reservatórios para acumular as água das chuvas para que o produtor rural tenha água por mais tempo para matar a sede dos seus animais.

Vamos continuar perfurando poços tubulares para atender comunidades e produtores rurais, e após o inverno vamos executar grande ação de recuperação das estradas vicinais.

A nossa gestão não tem se preocupado apenas em criar condições para que o homem possa produzir. Estamos indo além, levando serviços de saúde e educação de qualidade para a zona rural.

Iniciamos e vamos dar continuidade também ao programa de iluminação pública na zona rural. Já atendemos a várias comunidades, sendo as últimas dos Projetos de Assentamento Nova Vida e Esperança. Neste ano vamos chegar a novos lugares, criando um sentimento de mais segurança entre as famílias.

Nobres vereadores,

Como todos sabem. Nosso município tem uma grande parcela da população que precisa da assistência social da prefeitura. E temos trabalhado para ampliar para que mais serviços sejam disponibilizados, especialmente para nossas crianças, adolescentes e jovens.

Temos ampliado o acompanhamento dessas famílias nas zonas urbana e rural e criado oportunidades, seja com a ampliação de nossas oficinas de convivência ou com a criação de projetos voltados para a cultura e o esporte.

O esporte, por sinal, tem sido uma ferramenta importante na prevenção do acesso às drogas. Contamos com as nossas escolinhas atendendo meninos de várias idades, bem como temos incentivado a participação de nossas equipes em competições regionais como forma de socializar nossas crianças, jovens e adolescentes.

Sem falar que realizamos anualmente várias competições esportivas para movimentam centenas de pessoas, como o Campeonato Municipal de Futebol e torneios de outras modalidades esportivas.

O nosso incentivo se dá também com a distribuição de material esportivo, como bolas, ternos e chuteiras.

Nobres vereadores, minhas senhoras, meus senhores;

O nosso trabalho voltado para as crianças e adolescentes merece uma posição de destaque aqui. Avançamos na implantação de políticas voltadas para esse público. Tanto que conquistamos o Selo Unicef Município Aprovado. Mas não podemos relaxar. E para que isso não aconteça estamos novamente buscando esse selo em sua nova edição. Se conquistar o selo pela primeira vez para Upanema foi difícil, imagine então repetir a dose. Isso exige que ampliemos o que já implantamos anteriormente, e temos nos esforçado para isso. Esforço e compromisso reconhecido pela Fundação Abrinq, que elogiou, em Brasília, o nosso desempenho na execução do Programa Prefeito Amigo da Criança, outro desafio que resolvemos encarrar, e que vamos conquistar, se Deus quiser, com a ajuda de todos.

Nobres vereadores, minhas senhoras, meus senhores;

Começamos 2019 com a expectativa de um grande ano. Já no mês de janeiro mostramos a marca da nossa gestão: compromisso com o que promete e responsabilidade com os recursos públicos.

Pelo sétimo ano seguido pagamos o piso nacional dos professores. Um compromisso que assumimos ainda nas eleições de 2012 e que estamos cumprindo rigorosamente ano após ano de nossa gestão.

Também já pagamos no primeiro ano mês, o reajuste do piso dos agentes comunitários de saúde e também de endemias, bem como dos servidores que recebem o salário mínimo.

Já anunciamos também o calendário de pagamento para todos os demais 11 meses deste ano. Em nossa gestão, os servidores públicos podem se programar e assumir compromissos sabendo que na data prometida, ou até mesmo antes dela, o seu salário vai estar na conta.

Nobres vereadores, minhas senhoras, meus senhores;

Como sempre fizemos, neste ano as nossas prioridades serão, mais uma vez, pagar os salários em dia e garantir o pleno funcionamento dos serviços essenciais, incluindo saúde, educação, assistência social e atenção ao homem do campo.

Mas neste ano teremos também a oportunidade de levar ao povo a maior festa popular do Brasil. Falo do carnaval. O carnaval que é uma paixão do povo de Upanema e que graças ao controle de gastos e a boa aplicação dos recursos por nossa gestão será possível realizá-lo outra vez.
Todos aqui sabem que não realizamos carnaval de forma irresponsável. Nos anos em que as finanças do Município não permitiram, nós pedimos a compreensão dos foliões e fomos claros em decidir pela não realização do carnaval. A nossa responsabilidade está bem acima de qualquer festa ou aventura.

Nobres vereadores, minhas senhoras, meus senhores;

Assumimos aqui mais uma vez o compromisso de trabalhar incansavelmente por Upanema em 2019, como já fizemos nos seis anos anteriores. Não tenham dúvida que independente de qualquer coisa, o nosso trabalho é pelo crescimento de Upanema, por mais empregos, por serviços públicos de melhor qualidade, finalizando toda essa dedicação em uma vida melhor para os nossos munícipes, especialmente os mais necessitados.

Vamos buscar novos convênios para realizar o sonho da casa própria de mais famílias. Vamos buscar as parcerias para novas obras e aqui haverá uma dedicação especial para tornar realidade o nosso sonho de construir o Hospital de Upanema. A semente já está implantada, vamos agora regar para que ela cresça.

Conto com o apoio de todos, especialmente dos vereadores que representam essa casa, para realizar as ações que Upanema precisa. Convoco a todos, sem exceção, para trabalhar pelo desenvolvimento de nosso município, seja desempenhado um mandato condizente com o anseio da população, seja buscando junto aos seus líderes políticos convênios e parcerias para investimentos em Upanema. Já pensou se cada vereador aqui conseguisse ao menos uma emenda parlamentar para Upanema?

Quero encerrar afirmando que Upanema não vai crescer, não vai se desenvolver, se não for pela união do seu povo, especialmente dos seus representantes políticos, que entendo que devem trabalhar, assim como eu, todos as horas, todos os dias, sem se cansar, sem se deixar desanimar, por uma Upanema que seja melhor para todos.

Finalizo agradecendo ao empenho de toda a nossa equipe, ao vice-prefeito Juninho, a minha família, aos amigos e ao povo por reconhecer o nosso trabalho e o nosso esforço por uma Upanema melhor para todos.

Muito obrigados a todos!

Deixe um comentário