PREFEITURA DE UPANEMA E BNB ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA FACILITAR E AMPLIAR ACESSO AO CRÉDITO

A Prefeitura de Upanema e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) assinaram Termo de Cooperação, nesta segunda-feira (10), para facilitar e ampliar o acesso ao crédito no município.

O acordo foi firmado durante reunião realizada na sede da Ouvidoria, com a participação do prefeito Luiz Jairo; secretários municipais Renan Fernandes (Governo e Patrimônio), Givanilson Gonçalves (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) e Giovanni Bezerra (Assistência Social); além de representantes do BNB Iago Vinicius (coordenador do BNB em Mossoró), Joelson Cordeiro (coordenador de Carteira), Liliana Arruda (gerente de Micro-finanças), Maykel Filgueira (gerente do BNB) e Mahilde Nadyely (agente de crédito).

Ficou definido que o Município vai disponibilizar uma sala na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para que o BNB possa realização os atendimentos à população, descartando, assim, a necessidade de deslocamento para Mossoró.

Outro benefício da parceria é a possibilidade de os recursos dos empréstimos circular na economia local, mediante o saque dos empréstimos nos caixas da Casa Lotérica. Quando o saque é feito em Mossoró, é forte a possibilidade de grande parte do empréstimo ser gasto lá mesmo, prejudicando a economia de Upanema.

Um dos motivos para o banco querer ampliar a sua atuação no município é o alto percentual de adimplência no pagamento dos empréstimos pelos clientes de Upanema. De cerca de R$ 2 milhões investidos em 2018 em Upanema, apenas as operações envolvendo cerca de R$ 16 mil apresentam algum tipo de atraso, revelou o BNB. O atendimento local do banco será feito pela agente de crédito Mahilde Nadyely.

Liliana Arruda adiantou que o objetivo é aumentar a quantidade de empréstimos aos upanemenses. “Essa parceria facilita o acesso ao cliente e, com isso, vamos conseguir alavancar os números e emprestar mais dinheiro para que a população possa ter mais benefícios. O pequeno empreendedor, que tem algum comércio e trabalha na área de serviços, ou pequena indústria, já pode procurar o ponto de atendimento para fazer seu atendimento”, destacou.

Renan Fernandes valorizou a parceria com o BNB e ressaltou que a Prefeitura de Upanema estará sempre aberta para se juntar a outras instituições em iniciativas que ajudem o povo de alguma forma. “Esse é um instrumento de fomento da economia e, por isso, estaremos sempre abertos a essas parcerias”, reforçou.

Luiz Jairo elogiou o trabalho de acesso ao crédito para os pequenos empreendedores desenvolvido pelo BNB. “Eu sempre gostei, admirei, apoiei e acreditei nos programas do BNB. Desde a Emanter, eu sempre trabalhei na mobilização da população. Agora temos a oportunidade, como gestor, de fazer essa parceria para propiciar um melhor atendimento à população”, declarou.

O prefeito observou que adimplência dos clientes de Upanema deve-se também ao pagamento em dia de servidores e fornecedores executado ao longo dos anos de suas duas gestões. “É o segundo banco que elogia a adimplência dos clientes de Upanema. Eu lembro que logo que abriram o Banco do Brasil aqui, o gerente veio me parabenizar em razão de a regularidade dos pagamentos da Prefeitura ter possibilitado a redução das taxas dos empréstimos consignados para os servidores do Município”, relatou.

Deixe um comentário