PREFEITURA DISTRIBUI KITS PARA GESTANTES NO ENCERRAMENTO DA SEMANA DO BEBÊ

A Prefeitura de Upanema e o Comdica encerraram a Semana do Bebê, na última sexta-feira (9), em grande estilo. Além de palestras sobre a gestação e a importância de registrar o bebê como filho de Upanema, as mais de 60 gestantes presentes receberam um kit contendo diversos itens indispensáveis após o nascimento do bebê, incluindo banheira, sabonete líquido, meias, fraudas, entre outros.

A Semana do Bebê foi encerrada com sucesso em solenidade realizada na Câmara Municipal, que contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; vice-prefeito Anisio Júnior, secretários municipais Renan Fernandes (Governo e Patrimônio) e Aparecida Moura (Controladora Geral); vereadores Monthalggan Fernandes (presidente da Câmara), Franklin Moura e Ibamar Costa; articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Costa; mobilizador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), José Freire; pastor da Igreja Batista, Ezaquiel Herculano; e profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação.

Na palestra inicial, Renan Fernandes falou sobre a importância de os pais registrarem os bebês como filhos de Upanema. “A Certidão de Nascimento vai ser o primeiro presente que você vai proporcionar aos seus filhos, após sua chegada ao mundo, porque é através dele que ele vai ter acesso a vários programas e benefícios”, destacou o secretário.

Renan observou que, na maioria das vezes, são os pais que registram os filhos e lembrou que eles precisam ter conhecimento do direito de escolha do local de naturalidade do bebê, que é assegurado por lei. “É importante que vocês (gestantes) levem ao conhecimento de seus maridos o direito que vocês têm de optar pela naturalidade do bebê e o quanto isso é importante para o município de Upanema, tendo em vista que isso influencia diretamente nos recursos destinados à cidade”, ressaltou, em pedido reforçado por Luiz Jairo e Josenilda Costa.

A ginecologista Raquel Boaventura realizou a palestra de encerramento do evento e falou sobre todo o processo de gestação. “Nossa palestra aborda, basicamente, as alterações que acontecem na gestação, tantos as físicas, quanto as emocionais. Aproveitamos também para desmistificar algumas coisas sobre a gestação e o parto, deixando o paciente mais confiante e aumentando sua autoestima, que é tão importante para a manutenção e um bom andamento da gestação”, explicou a médica.

O prefeito Luiz Jairo exaltou a realização da quinta edição da Semana do Bebê. “A Semana do Bebê é um momento importante que o Município tem trabalhado e que traz toda uma orientação e capacitação para as gestantes, nos período pré e pós-natal. É importante a consciência que é formada para os pais, no tocante a educação que vai dar aos filhos e a assuntos de saúde que devem ser observados na criação. Então, são muitas informações do ponto de vista de saúde, educação e cidadania que é trabalhado para que esse futuro bebê possa ter uma vida diferente e melhor a partir desses ensinamentos que a Semana do Bebê proporciona”, salientou.

A Semana do Bebê foi realizada do dia 5 ao dia 9 de novembro, com diversas ações nas zonas urbana e rural de Upanema.

Deixe um comentário