PREFEITURA DE UPANEMA E COMDICA ABREM A V SEMANA DO BEBÊ

A Prefeitura de Upanema, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação, Cultura e Desporto e de Saúde, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) realizaram, na manhã desta segunda-feira (05), a abertura da V Semana do Bebê, em solenidade realizada na Câmara Municipal.

Com o tema “Priorizando a primeira infância”, o evento contou com a participação dos secretários municipais Giovanni Bezerra (Assistência Social), Aparecida Moura (Controladora Geral), Goreth Sales (Saúde), Kátia Medeiros (Planejamento e Finanças) e Renan Fernandes (Governo e Patrimônio), representando o prefeito Luiz Jairo; articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Alves; presidente do Comdica, Hévila Islainy; representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Virginia da Silva; vereadores Monthalggan Fernandes (Presidente da Câmara), Ibamar Costa e Higor Talisson; além de profissionais de saúde e educação e cerca de 60 gestantes.

As atividades foram iniciadas com apresentação cultural de crianças estudantes do Centro Municipal de Educação, acompanhados pelas professoras Patrícia Fernandes, Sineide  Carvalho e Nailza Silva, que encantou a todos.

Em sua quinta edição, a Semana do Bebê foi implantada na gestão do prefeito Luiz Jairo, em 2014, e tem o objetivo de debater as políticas públicas voltadas para as crianças, desde a gestação das futuras mamães, avaliando e refletindo sobre os serviços oferecidos e apresentando sugestões para que eles possam ser melhorados.

“Essa semana é de grande importância, pois vocês receberão muitas instruções a respeito dos direitos e também sobre cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde de nossas crianças. Espero que vocês (gestantes) possam aproveitar ao máximo essa semana.”, declarou Renan Mendonça, representando o prefeito Luiz Jairo, que cumpre agenda administrativa em  Brasília.

Josenilda Alves chamou a atenção das gestantes para duas problemáticas: obesidade infantil e o registro das crianças como sendo naturais de Upanema. “Nós temos uma plataforma do Unicef para alimentar, onde se encontram vários indicadores, a qual alguns nós estamos negativos. Um deles e o registro civil. Vocês estão recebendo hoje uma pasta e dentro dela a Lei que diz que todo cidadão tem direito de optar pela naturalidade de seu filho. Algumas pessoas, por vaidade ou falta de conhecimento, registram suas crianças como naturais de Mossoró. Mas só que os serviços prestados são aqui em Upanema. Quando você chega aqui, a enfermeira e os agentes de saúde vão lhe visitar em casa. A vacina, o médico, enfim, todos os serviços são de Upanema e nós deixamos de receber aqueles investimentos que passam a ser destinados a Mossoró, por que a criança e contabilizada lá. Nessa pasta você tem a oportunidade de durante a gravidez reunir toda documentação para na hora do registro você brigar pela naturalidade de Upanema”, destacou a articuladora do Selo Unicef.

A ação da Prefeitura de Upanema tem a aprovação das gestantes. “Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa da Semana do Bebê. Para mim foi uma alegria muito grande ter ficado grávida novamente, já que era um desejo que eu tinha de ser mãe mais uma vez, agora de uma menina, que se chamará Vitória. Quero pedir a todas as mães que amamentem seus filhos, pois amamentar a criança é tudo de bom. Eu digo isso por experiência própria, pois amamentei meu filho até os dois anos”, relatou Girlândia Ariana, que está no sétimo mês de gestação.

A abertura da V Semana do Bebê foi encerrada com uma palestra com o médico Reikson Ronildes Filgueira Brasil. O evento prossegue até a próxima sexta-feira (9).

Deixe um comentário