DEDÉ DE CAFÚ COMEMORA APROVAÇÃO DE DECRETO QUE GARANTE SEGURO DEFESO AOS PESCADORES DO NORDESTE

Em Brasília, o presidente da Colônia de Pescadores de Upanema, Dedé de Cafú, que também é vice-presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte – FEPERN comemorou, nesta quarta-feira (28), a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 920/2018, que, na prática, revogou a Portaria Interministerial n° 78, de 29 de dezembro de 2017, a qual suspendia o pagamento do Seguro Defeso no Nordeste.

Confiante desde o primeiro momento, Dedé de Cafú viajou a Brasília para acompanhar a votação do PDC de perto, juntamente com o presidente da FEPERN e CNPA (Confederação Nacional de Aquicultura e Pesca, Manoel Lourenço e Walzenir Falcão, respectivamente.

Além de Upanema, os pescadores de outros municípios do RN que não possuem pesca alternativa e, consequentemente, ficariam sem o beneficio caso o PDC não fosse aprovado, são: Acari, Afonso Bezerra, Alexandria,  Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Arez, Assu, Baia Formosa, Caicó, Campo Grande, Canguaretama, Caraúbas, Cruzeta, Currais Novos, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Ipanguaçu, Itajá, Itau, Jardim do Seridó, João Câmara, Jucurutu, Lucrécia, Mossoró, Nísia Floresta, Olho D’agua do Borges, Paraú,Parelhas,Patu, Severiano Melo,Pau dos Ferros,Pendências,Poço Branco,Riacho da Cruz, Santa Cruz,Santana do Matos,São João do Sabugi,São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Rafael, Senador Georgino Avelino, Sítio Novo, Tangará, Touros e Umarizal.

“Graças a Deus, foi uma vitória e todo o Nordeste ficou satisfeito com o trabalho que realizamos. Articulamos bastante e, ao final, tudo deu certo. Desde a última segunda-feira, quando chegamos a Brasília, que o nosso trabalho é lutar, correr atrás e pedir que isso fosse aprovador. Caso contrário, pescadores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco não teriam acesso ao Seguro Defeso”, destacou.

Dos oito parlamentares do Rio Grande do Norte, apenas os deputados Antônio Jácome (Podemos) e Felipe Maia (DEM) não compareceram ao Plenário durante a votação.

Deixe um comentário