NO PLENÁRIO, AGRIPINO PEDE APOIO E AGILIDADE NA APROVAÇÃO DE SEU PROJETO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO NACIONAL ANTIDROGAS

Durante discurso no plenário do Senado na noite desta quarta-feira (6), o senador José Agripino (RN) voltou a pedir aos colegas apoio e agilidade na aprovação de seu projeto de lei (PLS 304/2016) que muda a distribuição do Fundo Nacional Antidrogas (Funad). O parlamentar potiguar lembrou a sucessiva onda de violência que atinge seu estado desde janeiro de 2017. Nesta semana, sob o comando da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), dezenas de ônibus foram incendiados em vários municípios do RN.

 Eu tenho certeza de que esse índice está intimamente ligado ao tráfico de drogas que, lamentavelmente, nos municípios, por menores que sejam, existe e está entregue, em muitos desses locais, a jovens que praticam compra e venda de droga”, destacou o parlamentar. Pelo projeto de Agripino – em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos -os municípios poderão gerir 70% dos recursos do Funad, levando em conta o critério proporcional do Fundo de Participação dos Município. Hoje todo o dinheiro do fundo é administrado pela União.

 “Na medida em que as prefeituras disponham de recursos para combater o tráfico de drogas ou o uso de drogas, automaticamente você vai combater a violência e os assassinatos de jovens por disputa de território”, disse o senador pelo RN. “Eu destinei minha atividade parlamentar deste mandato à juventude. Porque eu defendo e quero um país de oportunidades para os jovens, para que eles não entrem, muitas vezes por falta de apoio, por caminhos fora da lei. E, as prefeituras podendo administrar boa parte dos recursos do Funad, tenho certeza de que  não somente a população local como os jovens serão beneficiados”, concluiu.

Segue video do discurso. 

https://www.youtube.com/watch?v=EoHXoIaNPOc 

Fotos: Mariana Di Pietro

Deixe um comentário