CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE E HPV COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA (19)

Prefeitura Upanema

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, inicia, na próxima segunda-feira (19), a Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites.

Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.

A campanha se estenderá até o dia 28 de março, com a realização do Dia D no dia 27. Durante esse período de mobilização, as Unidades Básicas de Saúde funcionarão em dois horários, das 7 às 11 e das 13 às 16. A Prefeitura também fará mobilização através dos Agentes Comunitários de Saúde. Para a criança e/ou adolescentes ser imunizado, basta apresentar o Cartão de Vacinas. Quem não tiver, pode fazer o cartão na UBS.

No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16.

Estima-se que em 3 a 10% dos casos, especialmente entre as pessoas com um sistema imune comprometido (por exemplo, aqueles que vivem com HIV/aids), o vírus HPV pode persistir, levando a graves problemas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *