PREFEITURA DE UPANEMA E IDEMA DEBATEM ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO AMBIENTAL COM A SOCIEDADE

A Prefeitura de Upanema em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) realizou debate com a sociedade, nesta segunda-feira (04), para elaboração do Plano Municipal de Gestão Ambiental.

A discussão se deu por meio de oficinas, realizadas dentro da programação da I Conferência Municipal de Meio Ambiente, ocorrida no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup).

O evento contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; secretários municipais Givanilson Gonçalves (Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Goreth Sales (Saúde), Renan Fernandes (Governo e Patrimônio) e Simone Bezerra (Educação, Cultura e Desporto); presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindeserpup, Ismar Vicente e Edimi Medeiros, respectivamente; professores, estudantes e servidores municipais.

As oficinas foram dividas em duas etapas. Pela manhã a discussão foi com servidores do serviço público, empresários, agricultores e demais integrantes da sociedade. No período vespertino o debate contou com a colaboração dos estudantes do município, da Escola Municipal Professora Maria Gorete e das escolas estaduais Calazans Freire e Alfredo Simonetti.

O foco do trabalho foi identificar as potencialidades e os problemas ambientais existentes em Upanema. A técnica ambiental do Idema/RN, Iracy Wanderley, destacou que entre os potenciais se destacam os recursos hídricos: Barragem de Umarí, Rio Upanema e águas subterrâneas. “Por outro lado, são motivos de preocupação o assoreamento do Rio Upanema, em virtude do desmatamento da mata ciliar, e a contaminação do solo por conta do lixo que é descartado de forma inadequada”, acrescentou a também técnica ambiental do Idema/RN, Hortência Carvalho.

“A participação da população é de extrema importância para a construção e para que a implementação do plano dê certo e venha, de fato, a trazer benefícios para o município e para a população”, destacou Hortência.

A coordenadora municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Lusinácia Pinheiro, informa que outras oficinas serão realizadas pela Prefeitura para que mais pessoas possam participar e serem ouvidas, dando suas opiniões para formar o diagnóstico ambiental de Upanema.

O prefeito Luiz Jairo exaltou a importância da participação popular para elaboração do plano. “Antigamente as coisas vinham de cima para baixo. Um plano de gestão como esse não passava por nenhuma discussão com a sociedade. Hoje as coisas só funcionam através do debate e isso é o avanço da democracia. É importante que cada um tenha a sua participação e possa opinar e ser ouvido, ainda mais em se tratando de um plano de tem o objetivo principal de preservação do meio ambiente, que representa vida para todos”, ressaltou. Luiz Jairo lembrou ainda que Upanema já avançou nas questões ambientais ao ter o terceiro aterro sanitário licenciado pelo Idema no Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário