ABERTURA OFICIAL DA IV SEMANA DO BEBÊ CONTA COM PALESTRA SOBRE PARTO HUMANIZADO

A abertura oficial da IV Semana do Bebê de Upanema foi realizada na manhã dessa segunda-feira (23), no plenário da Câmara Municipal, e contou com palestra que abordou a importância do parto humanizado. O evento faz parte das ações do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2017/2020.

A abertura contou com a participação dos secretários municipais Renan Fernandes (Governo e Patrimônio), Givanilson Gonçalves (Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Alana Aretha (Assistência Social), Aparecida Moura (Controladoria-Geral), Jane Maria (Administração e Recursos Humanos), Kátia Medeiros (Planejamento e Finanças) e Simone Bezerra (Educação Cultura e Desporto); vereadores Edson Bezerra, Higor Talison, Ibamar Costa e Lamarck Carvalho; presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e articuladora do Selo Unicef, Josenilda Costa; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), Edimi Medeiros; Conselho Tutelar, estudantes e profissionais de saúde, além de mais de 30 gestantes.
 
A Semana do Bebê foi aberta com apresentação cultural de talentos de Upanema, com a dupla Adson Henrique e Welinton Júnior, instrutor e aluno das oficinas da Secretaria Municipal de Assistência Social, respectivamente. Um dos pontos altos do evento foi à palestra com a ginecologista Laiza Moreira, com o tema: “Parto humanizado e os primeiros cuidados com o bebê”.
 
Gestante de primeira viagem e com 6 meses de gravidez, Jacimaria Vieira destacou a importância da Semana do Bebê para as futuras mamães. “É um evento muito importante para as gestantes conhecer melhor sobre toda sua trajetória gestacional, incluindo os primeiros cuidados com o bebê. Hoje, a palestra foi bastante rica no que diz respeito aos primeiros cuidados com o bebê e a importância do parto humanizado, principalmente para mim, que estou na primeira gestação. É de extrema importância participa desse momento, para que esses conhecimentos auxiliem nos cuidados com os nossos bebês e para nós, futuras mamães, darmos atenção e o cuidado adequado aos bebês. Por isso recomendo a todas as gestantes que participem”, declarou.
 
A médica Laiza Moreira lembra que “esse tipo de evento ajuda a melhorar os indicadores, diminuir a mortalidade materno-infantil e, principalmente, orientar”. “A maioria das pacientes não tem essa orientação, de como vai ser assistida, o pré-natal, o parto, e quais são os cuidados que o bebê precisa nos primeiros dias de vida. Daí a importância do evento, que objetiva esclarecer cada vez mais para que as pacientes consigam chegar ao final da gravidez, nesse período inicial de puerpério com qualidade e segurança, destacou a ginecologista.
 
Representando o prefeito Luiz Jairo, que cumpria agenda administrativa em Natal, Renan Fernandes destacou que o evento foi planejado com muito amor e carinho para todas as gestantes do município, das zonas urbana e rural. Ele lembrou ainda que todas as ações ligadas ao Selo Unicef têm um carinho especial do prefeito. “Temos que lembrar sempre que, apesar de ter participado várias vezes, somente na gestão de Luiz Jairo, Upanema conquistou esse reconhecimento internacional, que é o Selo Unicef”, exaltou.
A programação da IV Semana do Bebê prossegue até o dia o próximo sábado (28) com diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde e Câmara Municipal, finalizando com visita das gestantes mais próximas do período de parto à Maternidade Almeida Castro, em Mossoró.

Deixe um comentário