PREFEITO PARTICIPA DE APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS DO TJRN

O prefeito Luiz Jairo participou na manhã desta segunda-feira (06) da apresentação das ações do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que desde o ano de 2007 desenvolve programas como o “Justiça na Praça”, “Justiça e Escola” e a Comissão Permanente de Gestão Ambiental.

Os projetos foram apresentados a prefeitos e secretários de diversos municípios no auditório da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, em Natal, com a presença da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Naps.
 
“Somos um Tribunal considerado de pequeno porte, mas que é bem reconhecido no país pelas ações sociais que desenvolve, na meta de aproximar o Judiciário da sociedade”, enfatizou a desembargadora Maria Zeneide.
 
Os prefeitos conheceram os investimentos e a metodologia desenvolvidas no próprio ambiente escolar e nas praças comunitárias, que visam promover, como o Justiça e Escola, por exemplo, uma consciência cidadã não apenas entre alunos e professores, mas em toda a comunidade.

“O Justiça e Escola já atendeu 28 municípios, capacitou 6 mil educadores e conscientizou mais de 500 mil estudantes”, explicou Paulo Sérgio, um dos coordenadores administrativos do Naps, durante a palestra, ao ressaltar que o programa utiliza a metodologia “O Caráter Conta”, que busca trabalhar a formação ética de crianças e adolescentes nas escolas através de seis pilares fundamentais: cidadania, responsabilidade, respeito, sinceridade, senso de justiça e zelo.
 
A palestra também apresentou as ações do Justiça na Praça, programa que com a ação de diversos parceiros já beneficiou mais de 900 mil pessoas, desde 2007, em vários municípios do Estado, com atividades que vão desde a emissão de documentos, passando pela realização de audiências de conciliação, atendimentos de saúde, até a efetivação de casamentos civis comunitários.
 
Os prefeitos interessados em receber os projetos deverão enviar ofício ao TJRN, que será repassado ao Naps para que o termo de cooperação seja formalizado.
 
Luiz Jairo adiantou que é de total interesse de Upanema formalizar esse termo de cooperação para que a cidade possa ser contemplada com, pelo menos, uma das ações do TJRN.
 
A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Simone Bezerra, e a coordenadora de Educação da pasta, Marilene Cruz, também participaram da palestra.

Fonte: Magnos Alves – Coordenadoria de Comunicação

Deixe um comentário