PREFEITO PARTICIPA DE REUNIÃO QUE TRATOU DO NÍVEL DE ÁGUA DA BARRAGEM DE UMARI

O prefeito Luiz Jairo participou nesta quinta-feira (05), na Câmara Municipal, de uma reunião em que foi discutido o nível da Barragem de Umari. A discussão foi mobilizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

A reunião teve como pauta apresentar aos cidadãos o atual cenário do reservatório em relação à sua quantidade de água. Foi mostrada aos participantes da reunião, a simulação dos esvaziamentos da barragem, bem como as alternativas para poder aumentar a vida útil do mesmo.

O encontro contou com a participação do prefeito Luiz Jairo, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Josivan Cardoso, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, Ramiro Camacho, subsecretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Antônio Alberto Cortez, secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, André Teixeira, vereadores Carlinhos Professor, Carlinhos Garcia, Ferrari Basílio, Aisamaque Dalyton, Gineton Costa e Valério Augusto, e representantes de sindicatos, produtores rurais, Ibama, Defesa Civil e comunidade em geral.

O diretor-presidente do Igarn apresentou números atuais da Barragem de Umari e revelou eu o reservatório está atualmente com 17,41% de sua capacidade, totalizando 50.991.225m³ de água, numa previsão técnica de vida útil até meados do mês de fevereiro de 2017.

Diante do quadro, o Igarn sugeriu diminuir a vazão da comporta da barragem de 700 para 200 litros de água por segundo para ampliar a vida útil do reservatório para janeiro de 2018. Luiz Jairo e André Teixeira consideraram a medida muito drástica e sugeriram que a vazão fosse reduzida para 500 litros por segundo, no que foram atendidos ao final das discussões.

“Nossa sugestão foi para evitar que a redução da vazão provoque colapso e prejudique produtores que trabalham com a irrigação nas margens do rio. Acredito que a medida adotada foi razoável para os produtores e para o Igarn que demonstrou sua preocupação com a vida útil da barragem. Lamentamos a situação da seca e as dificuldades da região, mas acreditamos que no próximo ano teremos um ano chuvoso e toda essa problemática será esquecida. O Igarn fará a gestão e a distribuição da água ao longo do rio e o produtor sentiu que tem que se preparar para o futuro, mas que de imediato não sofrerá nenhum problema”, ressaltou Luiz Jairo.

O Igarn fará o monitoramento do nível da barragem por 60 dias e em seguida agendará nova reunião para apresentação e discussão dos dados. O uso clandestino das águas também foi ponto de discussão durante a reunião. Mairton França fez um apelo para que os usuários das águas do rio Upanema se cadastrem gratuitamente para que os serviços se gerenciamento e controle possam ser melhorados, beneficiando a todos.

Os interessados em se cadastrar devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Deixe um comentário