ESTUDO FEITO PELO IGARN MOSTRA QUE BARRAGEM DE UMARI SECARÁ EM FEVEREIRO DE 2017

Barragem de Umari em UpanemaCaso não haja um aumento significativo na quadra chuvosa do estado até o próximo ano, os moradores do município de Upanema terão a infelicidade de ver o terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, que é a Barragem Senador Jessé Pinto Freire, chegar ao seu volume morto até meados de fevereiro de 2017.

A previsão técnica de vida útil do reservatório foi elaborado e apresentado pelo Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) na reunião realizada na manhã da última quinta-feira (05) na Câmara Municipal de Upanema.

A Barragem de Umari, como é popularmente conhecida, tem capacidade para 292.813.650 m³, estando atualmente com apenas 17,41% de sua capacidade total, o que representa 50.991.225 m³, de acordo com o levantamento feito pelo IGARN.

Durante a reunião realizada em Upanema, foi apresentado a simulação do esvaziamento da barragem, bem como as alternativas para poder aumentar a vida útil do reservatório.

Entre as estratégias apresentadas estavam a redução da vazão de 700 para 500 litros por segundo, bem como restrições de uso, o que não agradou os agricultores que trabalham com a irrigação no leito do Rio Upanema.

Deixe um comentário