COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI PASSA POR MUDANÇAS E É INTENSIFICADO EM UPANEMA

dENGUE

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, está intensificando o combate ao mosquito  Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chinkungunya. Além disso, está sendo implementadas mudanças na forma de acompanhamento do mosquito.

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Saúde, o coordenador do Programa de Combate à Dengue da II Ursap, Lázaro França, repassou as informações para Conceição Medeiros (coordenador de Programas da Saúde), Giusepp Bezerra (coordenador do Programa de combate à Dengue) e agentes de endemias. A partir de agora, o repasse de informações para o Ministério da Saúde sobre o combate ao mosquito deve ser diário. Antes era mensal.

“O objetivo da reunião foi para intensificar ainda mais os trabalhos de combate ao mosquito. A partir de agora precisamos enviar diariamente quantos imóveis foram visitados pelos agentes de endemias por dia. As informações são: quantos imóveis foram visitados, quantos ficaram fechados, a quantidade de imóveis em que a larva do mosquito foi encontrada, os que foram trabalhados após serem encontrados fechados e aqueles onde as pessoas se recusam a receber a equipe”, detalhou Lázaro.

Giusepp Bezerra pediu a contribuição da população para combater o mosquito e prevenir que as doenças que ele provoca possam se instalar em Upanema. “É preciso que a população entenda que ela é fundamental no combate ao mosquito. Se os agentes fizeram sua parte e a população contribuir, teremos grandes chances de reduzir o índice de infestação em toda cidade”, ressaltou.

O momento é de preocupação com o Aedes, pois, além da dengue, zika e chinkungunya, já existem milhares casos de microcefalia no país relacionados com a zika, muitos no Rio Grande do Norte. Toda a atenção com o mosquito é pouca.

Deixe um comentário