ESCOLAS DA ZONA RURAL GANHARÃO CISTERNAS

As sete escolas da rede municipal de ensino localizadas na zona rural de Upanema serão beneficiadas com a construção de cisternas através do Programa Cisterna nas Escolas, uma parceria entre a Prefeitura de Upanema, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a organização Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

A cisterna escolar de 52 mil litros é construída com placas de cimento e tem capacidade de armazenar água por até oito meses. O sistema também permite o reabastecimento de água com carros pipa.

O processo de construção de uma cisterna, que tem custo médio de R$ 13 mil, passa por três fases. Num primeiro momento, professores são capacitados para a gestão da água armazenada, além de receberem noções de segurança alimentar e nutricional e de temas de convivência com o Semiárido para a educação infantil. A segunda fase passa pela implantação de uma bomba elétrica e a compra de filtros de barro para tratamento da água. Por fim a cisterna é construída em um prazo de duas semanas.

A fase de capacitação foi iniciada na semana passada com professores e auxiliares de serviços gerais. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual José Calazans Freire e no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserpup).

A coordenadora do projeto Cisterna nas Escolas, do Centro Terra Viva, Cláudia Motta, observou que os professores ainda terão outros dois módulos de capacitações, no final deste mês de outubro e em novembro, totalizando 48 horas. “Com a capacitação, os professores irão melhorar seus ensinamentos, metodologias na sala de aula, nos currículos escolares, inserindo a questão da convivência com o semiárido. Enquanto que os auxiliares irão discutir a gestão da água e, principalmente, a questão do cuidado com a cisterna após sua construção”, concluiu.

A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Simone Bezerra, agradeceu aos professores e auxiliares que atenderam ao convite da pasta para serem capacitados dentro do Programa Cisterna nas Escolas. “Que cada um possa aproveitar ao máximo o curso e possa trabalhar em cada uma das escolas, dando oportunidade parra que os alunos possam aprender e trabalhar convivendo com o semiárido através das cisternas”, ressaltou.

Confira as escolas que serão beneficiadas:

  • Escola Municipal 13 de Maio (Palheiros III)
  • Escola Municipal Antônio Paula da Silva (Nova Vida)
  • Escola Municipal Armando barbalho (Bom Jesus)
  • Escola Municipal Luzia Miguel de Albuquerque (Bom Lugar I)
  • Escola Municipal Maria Antônia Bezerra (Monte Alegre I)
  • Escola Municipal Rita Dantas Veras (Sítio Bom Jesus)
  • Escola Municipal Vicente de Paula Rocha (Sítio Pereiro)

Deixe um comentário