DIA D ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

diad

O Dia D de Combate ao Câncer de Mama abriu a campanha Outubro Rosa, no último sábado (17), alertando para a importância do diagnóstico precoce e da realização do autoexame.

A ação realizada na Câmara Municipal pela Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, contou com uma palestra e consultas pré-agendas com o médico mastologista do Centro de Oncologia de Mossoró, Denys Fowler, palestra das enfermeiras especialistas em oncologia, Francilene Fernandes e Gabriela Mendonça, e os fisioterapeutas Edieldo Pereira e Roberta Praxedes. Contou ainda com participação de um grupo de mulheres que venceram o câncer de mama e contaram suas histórias de vida.

O médico Denys Fowler destacou a importância da mobilização realizada pela prefeitura. “Essas iniciativas são importantes porque alertam a população, principalmente as mulheres, da importância do diagnóstico do câncer de mama, como também dos direitos que elas têm de fazer os exames e ter seu diagnóstico de forma inicial, tratando dessa enfermidade que assola muitas pessoas”, destacou.

A dona de casa Eliana Sobral venceu o câncer de mama e esteve em Upanema para contar a sua luta como forma de inspirar outras mulheres que estejam passando pelo mesmo problema. “Esses momentos, além de tirar as dúvidas com os médicos e enfermeiros e demais profissionais da saúde, também mostra a experiência de pessoas que já vivenciaram todo o processo e hoje estão curadas, mostrando que o câncer de mama tem a cura e que existe uma vida após a doença”, ressaltou.

A secretária de Saúde, Goreth Sales, comemorou o sucesso da ação e a presença de um médico mastologista em Upanema. “Foi uma oportunidade ímpar para as mulheres de Upanema, contar com um médico especialista em nossa cidade. Esse trabalho da prefeitura vai ser fundamental no diagnóstico precoce de possíveis novos casos do câncer de mama”, ressaltou. Confira a cobertura fotográfica no https://www.facebook.com/prefeituradeupanema

Deixe um comentário