SUPER SANGRENTA DOIS FENÔMENOS RAROS EM UMA SÓ NOITE EM SETEMBRO

Esta é a primeira vez desde 1982 que esses dois fenômenos aparecerão juntos e só voltará a acontecer novamente em 2033.

superlua-sangrenta-dois-fenomenos-raros-em-uma-so-noite-em-setembro1442840481[1]

Do dia 27 para o dia 28 de setembro o céu será palco de dois fenômenos espetaculares. Além da ‘Superlua’, também irá acontecer um eclipse total do satélite natural da Terra, que se tornará uma ‘lua sangrenta’. Em um vídeo a NASA explica como observar este espetáculo astronômico “extremamente raro”.
O termo ‘superlua’ refere-se ao efeito que ocorre quando a lua cheia está em um de seus pontos mais próximos da Terra, o que nos permite apreciar a sua fase mais brilhante e uma aparência muito maior. A Lua pode aparecer até 14% maior em diâmetro do que o normal.
Já o fenômeno da ‘lua sangrenta’ representa um eclipse em que a lua está coberta pela sombra da Terra, o que dá ao satélite uma cor avermelhada brilhante devido à refração da luz solar na atmosfera do nosso planeta. Este eclipse será o quarto e último em uma série de eclipses lunares totais conhecida como a tétrada das luas de sangue, que começou em abril de 2014.
“Em toda a América do Sul e grande parte da América do Norte e América Central poderá ser visto todo o eclipse”, informou a NASA, afirmando que nenhum equipamento especial é necessário para observar este fenômeno. Esta é a primeira vez desde 1982 que esses dois fenômenos aparecerão juntos e só voltará a acontecer novamente em 2033.

Deixe um comentário