INTERNET CHEGA ÀS ESCOLAS DA ZONA RURAL

Informações extraídas do Censo da Educação Básica de 2013, realizado pelo Ministério da Educação, apontaram que 48% das escolas públicas ainda não tinham computadores para uso discente; 50,3% tinham acesso àinternet, exista apenas um computador para cada 34 alunos e a banda larga estava presente em 40,7% das unidades escolares.

Os números mostram que o Brasil ainda precisa avançar muito para garantir a todos os estudantes a inclusão digital na escola.

Em muitos municípios brasileiros os índices são bem superiores à média nacional. Em Upanema, por exemplo, o acesso ao mundo digital agora está sendo possível até nasescolas da rede municipal de ensino localizadas na zona rural. E com banda larga.

Das sete escolas fora do eixo urbano, seis foram contempladas com internet banda larga numa parceria da Prefeitura de Upanema com o programa “Escolas Rurais Vivo/Telefônica”.

Os equipamentos que estão trazendo o mundo para mais perto do “campo” já foram instalados nas escolas municipais Vicente de Paula Rocha (Sitio Pereiros), Luzia Miguel de Albuquerque (Projeto de Assentamento Bom Lugar I), 13 de Maio (Projeto de Assentamento Palheiros III), Armando Barbalho (Sitio Bom Jesus), Rita Dantas Veras (Projeto de Assentamento São Manuel I) e Maria Antônia Bezerra (Projeto de Assentamento Monte Alegre).

A partir de agora, cerca de 600 alunos que estudam nessas escolas passam a ter acesso a internet. Alunos de outras escolas que moram nas localidades rurais dessas unidades escolares e nas adjacências também poderão acessar a internet para fazer pesquisas e trabalhos escolares.

A diretora da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha, Raimunda Nonata, acompanhou de perto todo o processo de instalação dos equipamentos e comemorou a sua chegada. “A nossa escola tem melhorado muito ultimamente e, agora, com a instalação dessa banda larga, teremos mais uma fonte informação para pesquisa de nossos alunos”, ressaltou.

O professor Cláudio Antônio Silva de Oliveira, da Escola Municipal Maria Antônia Bezerra, também exaltou a importância da ferramenta da internet para o desenvolvimento dos seus alunos. “A internet venho trazer avanços para a comunidade escolar, porque a gente sabe que o acesso à internetnuma comunidade rural é bastante difícil e com esse advento teremos a oportunidade de acesso do aluno as informações e também a pesquisa”, destacou.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Simone Bezerra, a chegada da internet banda larga nas escolas da zona rural é mais uma vitória para todos que defendem a educação.

Simone destacou que a Escola Municipal Maria Gorete, a maior da cidade e localizada na zona urbana, já conta com internet à disposição de toda a comunidade escolar. “Agora, estamos com quase toda a rede municipal de ensino com internet, o que é muito importante para o desenvolvimento da educação”, ressaltou.

A secretária acrescentou que o Município tem feito o possível para melhorar a qualidade da educação, já tendo, inclusive, instalado centrais de ar nas escolas Maria Gorete e Vicente de Paula Rocha, essa localizada na zona rural. “A prefeitura tem melhorado a estrutura das escolas e dado o devido reconhecimento aos profissionais, por meio do pagamento do piso e da implantação do plano de carreira, apoio aformação continuada, entre outras ações, para que a comunidade escolar possa melhorar a qualidade da educação oferecida na rede municipal de ensino”, concluiu Simone Bezerra.

Deixe um comentário