NOVO CONJUNTO HABITACIONAL DE UPANEMA RECEBE O NOME DE MARIA CELINA DE MENDONÇA

O novo conjunto habitacional de Upanema, no bairro Pêgas, terá o nome de Maria Celina de Mendonça. A homenagem foi confirmada nas primeiras horas desta sexta-feira, 09 de janeiro, com a publicação da Lei Municipal nº 541, de 12 de dezembro de 2014, no Diário Oficial dos Municípios. A Lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Luiz Jairo.

Upanema-Prefeitura-Câmara-VereadoresO novo conjunto foi construído através da parceria da Prefeitura de Upanema com o Governo Estadual e Federal pelo Programa Minha Casa Minha Vida, e irá beneficiar 40 famílias com a casa própria. A prefeitura aguarda a instalação da rede elétrica pela COSERN no local para realizar a entrega das residências.

Na justificativa do projeto que foi apresentado na Câmara Municipal, o vereador Ibamar Costa (PR) destacou a simplicidade de Maria Celina. “Ela ficou conhecida em Upanema pela sua simplicidade e a capacidade de servir, e mesmo nunca tendo exercido cargo público nenhum sempre despertou um compromisso pessoal com as questões sociais da população, principalmente a HABITAÇÃO. Foi uma defensora incansável na sua família e entre os mais próximos que a moradia tinha que ser uma prioridade. Motivou desde cedo seus filhos, netos e colaboradores a investir na casa própria, tendo sempre colaborado financeiramente, às vezes acima da sua capacidade, para que o sonho da moradia própria se tornasse realidade”, argumentou Ibinha, dizendo ainda que “considera infinitamente justo Homenagear Maria Celina de Mendonça denominando com o seu nome o referido conjunto habitacional”.

Maria Celina de Mendonça nasceu em Upanema em 21 de outubro de 1922. Foi casada com Pompeu Tavares Neto e tiveram 10 filhos. Faleceu em 19 de setembro de 2011, portanto, com 89 anos.

Foi uma mulher que dividiu seu tempo entre cuidar do seu lar e o comércio. Como comerciante no ramo de Padaria, no município de Upanema, iniciou as atividades em 1957 e se estendeu até os anos 80, tendo repassado a atividade para seus descendentes.

São inúmeros os casos de colaboração de Maria Celina com a construção da casa própria de seus parentes e pessoas da comunidade, mas, acima de tudo, a importância e a apologia que fazia a moradia digna relaciona a pessoa de Maria Celina com o tema habitação.

Deixe um comentário