PREFEITURA DE UPANEMA DESENVOLVE EQUIPAMENTO PARA TRATAR ÁGUA NA ZONA RURAL

Servidores públicos comprometidos, uma ideia e o apoio da prefeitura resultaram num equipamento que está melhorando a qualidade da água consumida na zona rural do município de Upanema. Um dos servidores foi o coordenador da Vigilância Sanitária Erione Fernandes, a ideia construir um clorador artesanal e o apoio foi do prefeito Luiz Jairo.

Erione contou que tudo começou com o desejo de sua equipe de melhorar a qualidade da água consumida por muitas famílias que moram na zona rural e não são abastecidas com água tratada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A solução eles já conheciam que era tratar a água, mas como fazê-lo? Foi aí que Erione e equipe tiveram a ideia de desenvolver um clorador artesanal para tratar a agua com cloro, a exemplo do que é feito pela Caern.

Depois de desenvolvido, o primeiro equipamento foi instalado na caixa d’água do Sítio Pereiros e os resultados foram um sucesso. “Fizemos todo o acompanhamento e verificamos que a qualidade da água havia melhorado atestando a eficácia do clorador. Agora, as famílias do Sítio Pereiros estão consumindo água de qualidade”, destaca.

A iniciativa deu tão certo que chamou a atenção até do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), que levou seis estudantes do curso de Vigilância m Saúde para conhecer in loco a “invenção”.

Arnaldo Felix fez parte da comitiva de estudantes e aprovou o que viu. Ele disse que gostou da ideia e destacou que iniciativas como a de Upanema, de qualidade e de baixo custo, mostram que é possível melhorar a vida das pessoas com poucos recursos. “Estão todos de parabéns, o servidor por ter tido a iniciativa e o prefeito por ter apoiado, pois sem o aval da gestão não seria possível”, destacou.

Além de assegurar o consumo de água de qualidade, o desenvolvimento do equipamento também representou econômica para o Município, pois teve investimento bem inferior ao preço de mercado de um equipamento similar industrial.

O prefeito Luiz Jairo destacou que Upanema se tornou um município pioneiro no tratamento de água com clorador na zona rural. “A população nunca teve um sistema de tratamento próprio em suas comunidades. A nossa administração, apesar de está passando por arrocho financeiro, viabilizou condições para que nossos agentes passem por capacitações para aperfeiçoar seu trabalho”, salientou.

Luiz Jairo acrescentou que iniciativas ‘como estão são sempre bem vindas por representar melhoria de vida para a população e sem comprometer as finanças do Município’. “Todas as pessoas envolvidas estão de parabéns por contribuir com o desenvolvimento da cidade. A nossa intenção, agora, é levar o clorador a todas as comunidades rurais que ainda não têm água boa para o consumo humano”, complementou.

Deixe um comentário