PREFEITURA VAI REALIZAR CAMPANHA NOVEMBRO AZUL DE 17 A 20 DE NOVEMBRO

Depois do Outubro Rosa, campanha voltada para o combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, também vai participar da campanha Novembro Azul, voltada para conscientização dos homens para prevenção do câncer de próstata.

A campanha será realizada de 17 a 20 de novembro com várias ações voltadas para os homens. Na segunda-feira, 17, serão realizados testes de glicemia na Tenda da Saúde na feira livre; na terça-feira, 18, a prefeitura vai disponibilizar atendimento odontológico durante a noite na Rua Francisco Bezerra; na quarta-feira, 19, será realizado atendimento médico na equipe do Estratégia de Saúde da Família 6; e, finalizando na quinta-feira, 20, os homens, a partir de 40 anos, poderão realizar gratuitamente o teste do PSA no laboratório ao lado da Unidade Mista de Saúde.

A secretária de Saúde, Goreth Sales, destacou que as ações tem o objetivo principal de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e acabar com o preconceito com o exame de toque. “Colocamos atividades também durante a noite para atendermos mais homens, já que a maioria deles trabalha durante o dia”, ressaltou.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Orientações para quem for fazer o teste de PSA

Estar em jejum há pelo menos 3 horas;

Respeitar abstinência sexual há pelo menos dois dias

Não praticar exercício em bicicleta normal ou ergométrica pelo menos dois dias

Não ter praticado equitação, usado supositório ou submetido ao toque retal pelo menos  dois dias;

Não ter sido submetido à sondagem uretral há pelo menos três dias

Não ter realizado ultrassom transretal da próstata há pelo menos sete dias

Não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 anos

Não ter realizado estudo urodinâmico há pelo menos 21 dias

Não ter sido submetido à biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Deixe um comentário