PREFEITURA DEFINE AÇÕES DO OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, definiu a programação do Outubro Rosa a ser realizada de 20 a 23 deste mês de outubro.

A programação começa no dia com 20 com panfletagem sobre a importância da realização do autoexame na Feira Livre que recebe grande quantidade de agricultores. “O objetivo é fazer com que a campanha chegue também ao conhecimento da zona rural”, explicou a secretária de Saúde, Goreth Sales.

No dia 21, a prefeitura realiza palestra na Câmara Municipal com a médica Girlane Medeiros sobre o câncer de mama.

No dia 22, as Equipes de Saúde da Família realizarão trabalho voltado especialmente para a prevenção do câncer de mama com a realização de exames preventivos e autoexame.

E no dia 23, o Outubro Rosa será encerrado com uma grande caminhada saindo do Centro de Convenções até a Praça de Eventos, finalizando com o projeto Ginástica na Praça. “O Outubro Rosa é uma mobilização nacional que tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama. A prefeitura também está empenhada nessa campanha e esperamos despertar todas as mulheres”, destacou Goreth Sales.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

Deixe um comentário