OUTUBRO ROSA É ABERTO NO GINÁSTICA NA PRAÇA

A abertura da programação do Outubro Rosa em Upanema foi antecipada e realizada nesta quinta-feira, 16, dentro do projeto Ginástica na Praça no Complexo Esportivo da Avenida 16 de Setembro.

Além do acompanhamento da educadora física Kallya Hammara, da fisioterapeuta Roberta Praxedes e da nutricionista Marília Nara, os participantes contaram com uma palestra com a enfermeira Andrezza Tavares sobre a importância da realização do autoexame para a identificação precoce do câncer de colo uterino e de mama.

Andrezza destacou que é muito importante que todas as mulheres façam o autoexame e procurem um médico imediatamente se identificarem algo estranho. “O câncer mata muitas mulheres porque elas não fazem o autoexame e a doença só é descoberta em estágio avançado, quando as chances de cura são bem menores. Se o câncer foi identificado precocemente, todas as vidas poderão ser salvas”, ressaltou.

O projeto Ginástica na Praça é voltado para combater o sedentarismo, mas como ele recebe muitas mulheres, a Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, decidiu levar o Outubro Rosa para o público que participa de suas atividades. “Fizemos uma programação diferenciada sem perder o foco na prevenção das doenças relacionadas ao sedentarismo. Como neste mês está em destaque o Outubro Rosa, decidimos realizar este momento para levar essas informações tão importantes para as mulheres que fazem parte do projeto”, argumentou Hammara.

As participantes foram todas com roupas na cor rosa em alusão à campanha. Entre elas, a estudante Gisele Arruda, 19 anos, que participa do projeto desde o seu começou e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Esse projeto e muito importante. Estou mais feliz com o meu corpo e a minha autoestima e saúde melhoraram. Todas as mulheres deveriam participar para comprovar os efeitos deste projeto na nossa rotina”, convocou, Gisele.

A programação do Outubro Rosa tem sequência na próxima semana, comenda na segunda-feira, 20, com panfletagem sobre a importância da realização do autoexame na Feira Livre; no dia 21, a prefeitura realiza palestra na Câmara Municipal com a médica Girlane Medeiros sobre o câncer de mama; no dia 22, as Equipes de Saúde da Família realizarão trabalho voltado especialmente para a prevenção do câncer de mama com a realização de exames preventivos e autoexame; e no dia 23, o Outubro Rosa será encerrado com uma grande caminhada saindo do Centro de Convenções até a Praça de Eventos, finalizando com o projeto Ginástica na Praça.

Deixe um comentário