APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA O HPV EM MENINAS DE 11 A 13 ANOS É INICIADA

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta sexta-feira, 10, a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos.

Nesta sexta-feira, 10, foram imunizadas as estudantes das escolas estaduais Calazans Freire e Alfredo Simonetti. A vacina será disponibilizada em outras escolas e também através das equipes do Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A enfermeira Andrezza Tavares explicou que esta é a segunda de três doses que as adolescentes devem tomar. A primeira foi aplicada há seis meses e a terceira será disponibilizada cinco anos após a primeira.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. “É fundamental que todas as meninas sejam vacinadas para ficarem protegidas do HPV”, ressaltou Andrezza.

Deixe um comentário