IBOPE: DILMA TEM 37% E MARINA, 33%

candidatos-marinaPETISTA CRESCE TRÊS PONTOS EM UMA SEMANA, MAS CANDIDATA DO PSB SOBE QUATRO. NA SIMULAÇÃO DO SEGUNDO TURNO, EX-SENADORA BATE DILMA COM 46% A 39%. REJEIÇÃO A DILMA CAI CINCO PONTOS

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (3) reforça o cenário de polarização entre as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) e queda do tucano Aécio Neves. Dilma recuperou três pontos em uma semana, mas Marina cresceu quatro no mesmo período. A candidata à reeleição aparece à frente, com 37% das intenções de voto, contra 33% da ex-ministra do Meio Ambiente. As duas estão empatadas tecnicamente, já que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Já Aécio perdeu quatro pontos – caiu de 19% para 15%. Pastor Everaldo (PSC) segue com 1%. Os demais sete candidatos somam 2%. A exemplo do levantamento da semana passada, Marina desponta como favorita para vencer a disputa em segundo turno. Na nova simulação, ela tem 46% da preferência; Dilma, 39%. A petista tinha 36% na pesquisa passada, e Marina, 45%.  O percentual de indecisos, no primeiro turno, caiu de 8% para 5%. Já os votos brancos e nulos se mantiveram em 7%.

A pesquisa, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, ouviu 2.506 eleitores entre domingo (31 de agosto) e terça-feira (2).

Avaliação do governo

A avaliação do governo Dilma teve ligeira melhora na última semana. Em comparação com o levantamento anterior, subiu de 34% para 36% o percentual de entrevistados que consideram a atual gestão ótima ou boa. E caiu de 27% para 26% o total daqueles que avaliam negativamente a administração. O total dos que acham o governo regular oscilou de 36% para 37%. As variações estão dentro da margem de erro. Em julho, 31% achavam ótima ou boa a gestão de Dilma, e 33%, ruim ou péssima.

A rejeição à petista caiu cinco pontos desde a última semana, de 36% para 31%. O índice dos que não admitem votar em Marina cresceu de 10% para 12%. Os que não aceitam votar em Aécio se mantiveram em 18%.

De acordo com o Estadão, a candidata do PSB tem seus melhores resultados no eleitorado de até 24 anos (37%), com curso superior (37%) e na região Sul (40%). Marina tem o apoio, segundo o Ibope, de 43% dos evangélicos. Dilma, por sua vez, tem melhor aceitação entre eleitores com mais de 55 anos (41%), até quatro anos de estudo (50%) e que vivem no Nordeste (48%).

A pesquisa, que tem intervalo de 95% de confiança, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00514/2014.

Fonte: Congresso em Foco

Deixe um comentário