PREFEITURA CONTRATA FONOAUDIÓLOGA E PASSA A OFERECER O TESTE DA ORELHINHA EM UPANEMA

Mais um serviço de saúde pública que a população só encontrava em Mossoró, agora está sendo oferecido em Upanema. A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, contratou uma fonoaudióloga e já está disponibilizando o teste da orelhinha no Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), que funciona na Unidade Básica de Saúde Maria Marluzia, no bairro Pêgas.

A fonoaudióloga Aldalzinete Pereira começou a atender nesta quarta-feira, 16, e, logo no primeiro dia, realizou quase 20 atendimentos, incluindo de muitos recém-nascidos da zona rural encaminhados pelas Equipes do Saúde da Família.

A secretária municipal de Saúde, Goreth Sales, informou que todas as crianças de 0 a 90 dias devem ser submetidas ao teste que identifica precocemente possíveis problemas na audição. “A contratação da fonoaudióloga consiste na implantação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal em Upanema e tem o objetivo de facilitar o acesso das famílias ao teste da orelhinha”, destacou.

O novo serviço implantado pela prefeitura recebeu diversos elogios. A dona de casa Gislane Rocha, mãe do pequeno Lucas Gustavo, de apenas dois meses, parabenizou a prefeitura pela importante iniciativa. “Fiquei muito feliz em poder realizar o exame em Upanema, sem precisar me deslocar até Mossoró. A consulta foi ótima e recebi o resultado na hora”, ressaltou, elogiando também a fonoaudióloga.

A implantação do teste da orelhinha em Upanema é uma das ações para o Município conquistar o Selo Unicef. O atendimento será realizado uma vez ao mês e os atendimentos são agendados pelas Equipes do Saúde da Família com data e horário marcados para garantir a qualidade do serviço.

Deixe um comentário