PALESTRA ALERTA PARA OS PERIGOS DAS DROGAS E ENCERRA O DIA D DE COMBATE ÀS DROGAS

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma grande palestra na tarde desta quinta-feira, 03, dentro da programação do Dia D de Combate às Drogas.

Ministrada pelo Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aliathar Gibson, a palestra alertou a todos sobre os perigos das drogas e orientou os pais sobre a vigilância dos filhos.

A palestra, realizada na Praça de Eventos, contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; vice-prefeito Juninho; secretários municipais Benjamin Bento (Saúde), Rivanda Bezerra (Assistência Social), Leonilde Sobral (Educação, Cultura e Desporto) e Kátia Medeiros (Finanças); vereadores Carlinhos Garcia (presidente da Câmara Municipal), Ibamar Costa, Carlinhos Professor, Ferrari Basílio e Gineton Costa; promotor de justiça, Paulo Carvalho Ribeiro; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josadaque Carlos, conselheiro tutelar, George Inácio; e o pároco da cidade, padre Francinal Macário, agente da PRF, Onildo Bezerra, além de coordenadores municipais, outros servidores e população em geral.

A palestra fechou as atividades do Dia D de Combate às Drogas, que começou pela manhã com alvorada e abertura da nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e contou ainda com apresentação da Fanfarra Ritmos da Alegria, do Grupo de Flauta Crianças Crescendo com a Música e da Banda Filarmônica Ivaldete Basílio.

O prefeito Luiz Jairo parabenizou a todos os envolvidos na realização da mobilização de combate às drogas e disse que o Dia D deve ser um momento de reflexão para toda a sociedade. “Às drogas devem ser uma preocupação diária, mas, hoje, estamos convocando toda a sociedade para refletir a cerca desse grande problema”, salientou.

Luiz Jairo acrescentou que todos, especialmente as famílias, devem ser comprometer em incentivar o estudo, o esporte, coisas saudáveis para todas as crianças e adolescentes. “Todos nos sabemos do mal provocado pelas drogas e, por isso, todas as famílias devem estar atentas”, convocou.

O promotor de justiça Paulo Carvalho Ribeiro disse que era a primeira vez que tinha contato com a sociedade de Upanema e disse que o Ministério Público está sempre à disposição para resolver todas as demandas sociais que são apresentadas no dia a dia. Ele parabenizou a prefeitura pela realização do Dia D e destacou que tratar do problema das drogas requer realmente a união de forças.

Paulo Carvalho ressaltou que o mais importante era fazer chegar a mensagem do combate às drogas até as famílias. “A família é o primeiro local em que se pode prevenir o consumo de drogas licitas. O foco na prevenção é o que deve ser sempre destacado”, salientou.

Durante a palestra, o inspetor Aliathar Gibson disse que os adolescentes e jovens devem evitar o primeiro gole de bebida alcoólica. Segundo ele, estudos apontam que 88% das pessoas envolvidas com drogas começaram com um gole de cerveja. “Esses jovens e adolescentes começam com um gole de cerveja para criar coragem para namorar com uma garotinha, mas depois tomam um copo, uma cerveja inteira, até chegar ás drogas mais pesadas”, alertou.

O agente da PRF destacou que para combater às drogas é preciso prevenir para impedir que mais pessoas passem a consumi-las. Ele disse que a prevenção começa em casa pelos familiares e amigos observando as mudanças de atitudes. “Uma criança que todo dia jogava bola com os amigos e, de um dia pro outro some, merece ter uma atenção especial porque alguma coisa pode estar acontecendo”, exemplificou.

Aliathar Gibson ressaltou que a prevenção se faz ocupando a mente das crianças e adolescentes com coisas boas. “Estou vendo que aqui em Upanema tem muita criança envolvida com a música e isso é muito bom. Se uma dessas crianças botar na cabeça que quer ser um grande músico, nada no mundo vai fazê-lo mudar de ideia ou enveredar para as drogas”, afirmou.

O inspetor falou dos males sociais e a saúde que as drogas provocam usando como exemplo o ex-jogador e comentarista de futebol Casagrande, da Rede Globo, que travou uma longa luta contra as drogas. “A droga provoca uma sensação de bem estar momentâneo e, por isso, atrai todos os tipos de pessoas, inclusive ricas e famosas. Mas é preciso conscientizar que essa sensação é passageira e representa a destruição da família e de uma sociedade equilibrada”, concluiu.

Deixe um comentário